“Bola de fogo” no céu surpreende população de cidades brasileiras; entenda o fenômeno

Uma “bola de fogo” iluminou o céu da capital federal e de outras cidades das regiões sudeste e centro-oeste do país na noite dessa quarta-feira (14). O clarão, registrado por moradores, impressionou pela intensidade e alcance. Em vídeos publicados nas redes sociais, internautas relataram surpresa e encantamento com o fenômeno. 

Luis Cavalcante, professor do Planetário de Brasília, explica que o clarão não é um meteoro, mas sim, lixo espacial. “As características observadas nos vídeos mostram que têm uma fragmentação muito alta e cruzam o céu em velocidade baixa, o que caracteriza lixo espacial”, contou ao Correio Braziliense

Segundo o professor, se fosse um meteoro, a velocidade seria maior, porque eles chegam à Terra mais rápido. A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, Bramon (sigla em inglês para “Brazilian Meteor Observation Network”), também apontou nas redes sociais que se trata de lixo espacial. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por BRAMON (@bramonmeteor)

 

Luis explica que o fenômeno — de objetos atravessando os céus do Brasil — vai ser cada vez mais comum, pois o número de satélites abandonados no espaço está aumentando. “Esse tipo de observação vai ficar muito mais comum, porque o número de satélites está aumentando e o lixo espacial também. Então vai ficar mais frequente”, destaca. 

O especialista também acrescenta que, no horário em que o fragmento atravessou os céus de Brasília, não havia sido detectado previsão de lixo espacial caindo. Além disso, a queda dos objetos nem sempre é controlada. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.