Filha de Rodrigo Faro, de 16 anos, revela doença na web: ‘Tenso’

Maria Viel Faro, de 16 anos, filha dos apresentadores Rodrigo Faro e Vera Viel, contou nas redes sociais, nesta terça-feira (13), que está fazendo tratamento para escoliose. A jovem compartilhou com os seguidores no TikTok, que começou a usar um colete ortopédico para corrigir a curvatura na coluna.

Ela aproveitou o vídeo para também responder perguntas do público. “O último vídeo que postei viralizou e recebi muitos comentários. O tempo de uso que foi recomendado para mim com o colete é de 18 horas por dia. Confesso que quando fiquei sabendo disso, achei que era muito, que não ia conseguir. Mas, por incrível que pareça, acabo usando mais de 18 horas na maioria dos dias”, disse Maria, que foi diagnosticada com 34 graus de desvio.

Leia também

  • Maria Viel Faro foi diagnosticada com 34 graus de desvio na coluna

    Após retirar tumor, Vera Viel se apresenta com Rodrigo Faro

  • Maria Viel Faro foi diagnosticada com 34 graus de desvio na coluna

    Rodrigo Faro volta à Globo: ‘Me sinto pronto’

  • Maria Viel Faro foi diagnosticada com 34 graus de desvio na coluna

    Ex-BBB abre o coração após morte da mãe: ‘Melhor amiga’

A adolescente contou que o início do tratamento foram “bem tensos”. “Eu ficava contando as horas para tirar o colete. Mas agora que estou acostumada nem ligo. Só fico. E quanto mais, melhor. Estou de colete agora. Vou para a escola com uma regata, uma camiseta”.

Ela decidiu dividir a experiência com o objetivo de ajudar quem passa pelo mesmo problema. “Senti falta de conteúdo acessível quando descobri minha escoliose. Agora quero ser essa referência para outras pessoas”, afirmou.

Aspas da citação

Descobri a tempo, por pouco. Já tinha notado um lado da cintura mais fundo que o outro, mas nunca senti dor, então não parecia algo sério


Maria Viel Faro
Filha do apresentador Rodrigo Faro

Aspas da citação

O tratamento deve durar um ano. “Tenho 16 anos e ainda estou em fase de crescimento. O colete é nossa chance de corrigir antes que seja necessário operar. No começo foi difícil, eu contava as horas para tirar o colete. Hoje em dia, uso até mais que o tempo recomendado. Virou parte de mim”.

O que é escoliose

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 2% da população mundial tem escoliose. No Brasil, mais de 6 milhões de pessoas convivem com a condição.

De acordo com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), existem três tipos de escoliose. A mais comum atinge crianças antes da adolescência, e 90% dos casos são em meninas. Por isso, é importante que os pais fiquem atentos à postura dos filhos.

Entre os tratamentos indicados estão o uso do colete ortopédico, como no caso de Maria, exercícios orientados por fisioterapeutas e a técnica conhecida como Reeducação Postural Global (RPG). Quando não tratada, a escoliose pode afetar órgãos internos. O melhor momento para iniciar o tratamento é durante a fase de crescimento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.