“Empilhadas como se fossem lixo”: Sereias de Balneário Camboriú foram encontradas e serão restauradas

As famosas sereias de Balneário Camboriú, que ficavam em um monumento onde hoje é a praça do elevado da Quarta Avenida, feitas pelo escultor Jorge Schröder, foram localizadas pela Fundação Cultural no depósito de inservíveis da Secretaria de Educação. Agora, a prefeitura aguarda orçamento de Jorge, para reformar as peças e voltar a exibi-las na cidade.

O diretor de Artes da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Ed Rocha Junior, explica que, desde janeiro, iniciaram um trabalho de levantamento e localização dos acervos da Fundação Cultural de Balneário Camboriú e que o compromisso vai muito além de preservar quadros. 

“Estamos falando também de esculturas, monumentos históricos e símbolos afetivos da cidade. Infelizmente, nos deparamos com uma realidade de descaso e abandono. Um exemplo emblemático foi a escultura das Sereias, obra do artista Jorge Schroder, que por décadas fez parte da identidade visual da nossa cidade e do imaginário coletivo da população”, diz.

Sereias sendo enviadas para o depósito para iniciar orçamento de restauro (Divulgação/FCBC)

Segundo Ed, durante esse processo de busca, encontraram as Sereias no depósito de inservíveis da Secretaria de Educação, em condições absolutamente incompatíveis com o valor histórico e artístico da obra. 

“Cobertas por entulhos, sem qualquer proteção, empilhadas como se fossem lixo. Esse cenário revela o que foi a gestão anterior no que diz respeito ao zelo pelo nosso patrimônio cultural. Diante disso, nossa prioridade foi agir com responsabilidade. Entramos imediatamente em contato com o Jorge Schroder, autor da escultura original, e demos início aos trâmites para orçamentos e viabilidade técnica de restauro”, explica.

A escultura das Sereias (Divulgação/FCBC)

O diretor comenta que as esculturas já estão no ateliê de Jorge para avaliação e elaboração da proposta. Além disso, a Fundação Cultural já está em diálogo com o gabinete da prefeita Juliana Pavan para definir um novo espaço de exposição permanente para as Sereias. 

“Buscamos um local digno, acessível e simbólico, onde possam novamente ocupar seu papel na paisagem e na memória de Balneário Camboriú. Neste momento, está em fase de orçamento, mas faz parte do nosso plano de restauro de acervo elas serem restauradas, só não existe data ainda por estar no início do processo de orçamento. Infelizmente estão muito danificadas, pois foram retiradas da forma errada”, completa Ed.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.