ZM na FEINDEF – GDELS apresentou seu novo veículo de combate de artilharia Nemesis

Na Feira Internacional de Defesa e Segurança (FEINDEF), realizada em Madri, a General Dynamics European Land Systems (GDELS), em colaboração com seu parceiro KNDS, apresentou oficialmente sua mais recente inovação em artilharia autopropulsada: o Nemesis, um sistema de combate avançado baseado na plataforma ASCOD.

Créditos: Zona Militar

O Nemesis conta com o módulo de canhão de artilharia (AGM) de 155 mm/L52 totalmente automatizado, desenvolvido pela KNDS, oferecendo uma combinação única de poder de fogo indireto, mobilidade rastreada e um alto nível de proteção da tripulação. Este novo sistema herda a experiência anterior do projeto DONAR, o primeiro demonstrador de artilharia não tripulada sobre esteiras desenvolvido por ambas as empresas há 15 anos, estabelecendo-se como seu sucessor natural com melhorias substanciais em tecnologia e desempenho.

Com motor de 1.100 cavalos de potência, o veículo pode ser equipado com esteiras de aço ou borracha composta, adaptando-se aos terrenos mais exigentes. Sua torre automatizada tem capacidade de rotação de 360 ​​graus, permitindo realizar manobras de “Atirar e Mover” em qualquer direção, mesmo em movimento. Seus recursos incluem disparo MRSI (Impacto Simultâneo de Múltiplos Projéteis), um alcance que varia entre 54 e 70 quilômetros dependendo do tipo de munição e a opção de tiro direto, tornando-o uma ferramenta versátil e letal no campo de batalha moderno.

Graças ao seu alto grau de automação, o Nemesis pode ser operado por apenas duas pessoas, embora seu design ergonômico permita um terceiro membro da tripulação e até mesmo possibilite seu uso completamente não tripulado em cenários futuros.

Créditos: GDELS

Durante o evento, sua versão sobre rodas, a PIRANHA AAC 10×10, lançada em 2024, também foi exposta pela primeira vez. Com essas duas variantes – sobre esteiras e sobre rodas – a GDELS expande seu portfólio de soluções de artilharia modernas, ambas baseadas no módulo KNDS AGM.

O desenvolvimento do Nemesis representa um novo marco na cooperação estratégica entre a GDELS e a KNDS, reafirmando o compromisso de ambas as empresas com a autonomia estratégica europeia em questões de defesa. Além disso, ele está surgindo como um possível substituto para o obsoleto M109, ainda em serviço no Exército Espanhol e outras forças armadas no continente.

Em um contexto internacional onde os conflitos armados mais uma vez trouxeram à tona a necessidade de sistemas de fogo indireto móveis e eficazes, o Nemesis parece ser uma resposta clara e avançada às demandas do campo de batalha de hoje e de amanhã.

Créditos: Zona Militar

Você pode estar interessado em: Usando lucros inesperados de ativos russos congelados, a Dinamarca alocará mais de € 800 milhões para a Ucrânia

La entrada ZM na FEINDEF – GDELS apresentou seu novo veículo de combate de artilharia Nemesis aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.