Futuro da educação e metodologias inovadoras serão temas de palestras em Simpósio em Joinville

simpósio; joinville;

Joinville recebe o Simpósio Coree com foco em inovação na educação – Foto: Instituto Coree/Divulgação

A cidade de Joinville sediará discussões sobre inovações pedagógicas entre os dias 23 e 24 de maio, durante o Simpósio Coree de Educação Inovadora 2025. O evento é voltado para educadores, gestores, profissionais da área, pais e interessados em provocar mudanças no cenário educacional.

Trata-se de uma oportunidade única para profissionais que buscam conhecer metodologias que são tendências ou estão na vanguarda do mercado, além da possibilidade de estabelecer conexões com especialistas nacionais e internacionais do segmento.

Serão ministradas, ao todo, 11 palestras, além da presença de 10 expositores e workshops gratuitos. Temas como tecnologia na sala de aula, inclusão educacional e neurodivergência estarão na programação, de modo a incentivar o debate diante das transformações do mercado e da sociedade que impactam o setor educacional.

“O Simpósio Coree 2025 será um verdadeiro laboratório de ideias, onde cada participante terá a oportunidade de ser protagonista na construção da educação do futuro. Um verdadeiro presente para todos que desejarem estar conosco e serão muito bem-vindos”, convida a Gestora da Coree International School, Liliane Constantini.

Temas de workshops e palestras

simpósio; joinville;

Inteligência artificial, Neurodiversidade na educação e Educação 5.0 serão temas abordados no Simpósio – Foto: Instituto Coree/Divulgação

O Simpósio Coree em Joinville traz uma programação diversificada com temas atuais que têm modificado o cenário educacional. Os workshops e palestras vão abranger desde tecnologias emergentes até abordagens inclusivas e sustentáveis. Confira a seguir alguns dos temas que serão apresentados.

Aprendizado com inteligência artificial

Uma pesquisa do Instituto Semesp revelou que 74,8% dos professores da educação básica no Brasil concordam parcial ou totalmente com o uso da IA como ferramenta de ensino. No entanto, apenas 39,2% afirmam utilizá-la regularmente em sala de aula.

A integração da IA como projeto pedagógico em sala de aula tem alterado a forma como os professores avaliam o aprendizado e a evolução e o desempenho dos estudantes.

Por exemplo, ela pode ser aplicada à gamificação na educação, ajustando os desafios de jogos com base no nível de habilidade do aluno, de modo a promover aprendizagem de maneira lúdica.

Segundo estudo da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), em 2024 observou-se um crescimento significativo no conhecimento e uso de ferramentas de inteligência artificial entre estudantes universitários e aspirantes ao ensino superior.

O levantamento revelou que 71% dos participantes relataram utilizar essas ferramentas frequentemente em suas atividades acadêmicas, representando um incremento de 18 pontos percentuais em comparação ao ano anterior.

No primeiro dia do Simpósio, Américo Amorim, que é doutor em Educação pela Johns Hopkins University e pesquisador da Universidade de Nova Iorque, fará a apresentação de uma palestra sobre aprendizado com inteligência artificial.

Neurodiversidade na educação

Alunos neurodivergentes, como os que são diagnosticados com TDAH, dislexia e autismo, não se encaixam nos métodos tradicionais de ensino. Enquanto a maioria conseguia acompanhar as aulas, eles processam informações de forma não convencional.

Na educação, isso significa que nem todos aprendem da mesma forma ou no mesmo ritmo, e uma abordagem única pode deixar esses alunos para trás. Diante disso, são necessárias ferramentas pedagógicas voltadas para este público.

Uma pesquisa do Instituto Rodrigo Mendes revelou que 58% das escolas brasileiras não possuem recursos pedagógicos específicos para atender alunos neurodivergentes, dificultando a inclusão efetiva.

Além disso, a ausência de regulamentação e a efetiva aplicação da Lei nº 14.254/2021 tem levado famílias a recorrerem ao Judiciário para garantir direitos educacionais de alunos com TDAH e TEA.

No Simpósio Coree, educadores e especialistas vão discutir o tema da neurodiversidade. Licia Boechat Assbu Janones, mestre pela PUC Minas e neuropsicóloga pelo Albert Einstein, ministrará a palestra “Estamos Exagerando nos Diagnósticos ou Finalmente Reconhecendo a Neurodiversidade?”

Educação 5.0

A Educação 5.0 é uma abordagem educacional que integra tecnologias avançadas com o desenvolvimento de competências socioemocionais.

Enquanto a Educação 4.0 enfatizava a preparação dos alunos para o mercado de trabalho por meio da incorporação de ferramentas digitais e metodologias ativas, a Educação 5.0 vai além, buscando formar indivíduos capazes de utilizar a tecnologia de forma ética e colaborativa, promovendo bem-estar social e desenvolvimento humano.

Na prática, a Educação 5.0 valoriza a personalização do ensino, adaptando-se às necessidades individuais dos alunos. Ela também tem o intuito de promover o protagonismo estudantil.

Metodologias como aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida e gamificação são utilizadas para estimular a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas.

A palestrante Débora Garofalo, formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp, Mestra em Educação pela PUC-SP e FabLearn Fellow em Columbia, EUA, falará sobre o tema no Simpósio Coree.

Como se inscrever no Simpósio

Workshops práticos, palestras e visitas técnicas fazem parte da programação - Foto: Instituto Coree/Divulgação

1
3

Workshops práticos, palestras e visitas técnicas fazem parte da programação – Foto: Instituto Coree/Divulgação

Workshops práticos, palestras e visitas técnicas fazem parte da programação - Foto: Instituto Coree/Divulgação

2
3

Workshops práticos, palestras e visitas técnicas fazem parte da programação – Foto: Instituto Coree/Divulgação

Workshops práticos, palestras e visitas técnicas fazem parte da programação - Foto: Instituto Coree/Divulgação

3
3

Workshops práticos, palestras e visitas técnicas fazem parte da programação – Foto: Instituto Coree/Divulgação

O Simpósio Coree de Educação Inovadora promete ser uma experiência enriquecedora para todos os participantes que atuam na área educacional. As inscrições podem ser feitas neste link.

A programação do evento inclui:

  • 11 palestras com especialistas renomados.
  • 10 expositores apresentando soluções educacionais.
  • Workshops gratuitos com abordagens práticas.
  • Visitas técnicas a instituições de ensino.

A Feira de Expositores, com entrada gratuita, apresentará tecnologias e soluções que prometem inspirar novas possibilidades pedagógicas.

Quem serão os palestrantes

Entre os palestrantes confirmados estão:

  • Mario Ghio Junior – “Crescimento e educação de qualidade”
  • Marina Elias – “Educação Socioemocional na Era Digital”
  • Américo Amorim – “Planejar e Ensinar: Como fortalecer o aprendizado com inteligência artificial e evidências científicas”
  • Josimeri Gomes – “Inclusão Escolar na Prática: Evidências científicas do que funciona”
  • Coral Regi – “Claves de la transformación educativa- Porque y que hemos de mejorar en nuestras escuelas para garantizar que educamos ciudadanos del siglo XXI”
  • Maíra Timbó – “Building a Culture of Collaborative Professional Development: Strategies for Sustainable Growth”.
  • Eduardo Deschamps – “Desafios da escola em tempos de inteligência artificial”
  • Licia Boechat Assbu Janones – “Estamos Exagerando nos Diagnósticos ou Finalmente Reconhecendo a Neurodiversidade?”
  • Felipe Ponce – “Dislexia: uma abordagem para além das dificuldades”
  • Débora Garofalo – “Educação 5.0 – Desenvolvendo habilidades socioemocionais, digitais e estratégias para práticas inovadoras”
  • Paulo Fochi – “Aprendizagem e vida cotidiana na Educação Infantil”

Quando:

23/05/2025 | sexta-feira | das 17h às 21h30

24/05/2025 | sábado | das 8h às 19h30

Onde:

Coree International School – R. Gothard Kaesemodel, 170 – Anita Garibaldi, Joinville/SC.

Para ver a programação completa do evento, acesse o site oficial e as redes sociais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.