Portas mimetizadas: conheça a tendência elegante que otimiza espaços

Na decoração contemporânea, menos é mais – e é nesse espírito que as portas mimetizadas ganham cada vez mais espaço. Também chamadas de portas invisíveis, essas estruturas se integram de forma sutil à parede, criando um visual clean, contínuo e elegante. Em muitos projetos, é uma ótima opção para esconder detalhes que você não quer que apareça, como fios ou uma área íntima, por exemplo.

Ouça o podcast da Like Magazine no Spotify.

Mas, o que é uma porta mimetizada?

O conceito de mimetismo tem origem na fauna e flora, quando animais e plantas usam de artifícios para se camuflarem de predadores e se protegerem do perigo. Assim, no design de interiores, a ideia ganha força com a porta mimetizada. O segredo para implantar a ideia no design é o cuidado com o acabamento: elas são projetadas para se confundir com a parede, utilizando os mesmos materiais, cores ou revestimentos. Muitas vezes, as portas não contam com molduras ou maçanetas aparentes, e o sistema de abertura pode ser pivotante ou de correr, contribuindo ainda mais para o efeito minimalista.

  • Gosta dos conteúdos? Então cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine

3 motivos para apostar na novidade

Estética limpa e sofisticada – Um ambiente com uma porta mimetizada parece mais amplo e organizado. Além disso, o modelo de correr propicia otimização de espaços quando a porta está aberta.

Versatilidade – Portas deste tipo funcionam bem em diversos estilos de decoração, do minimalista ao contemporâneo, assim como no clássico e no moderno.

Discrição estratégica – São ideais para esconder áreas como banheiros, despensas, closets ou entradas de serviço, sem comprometer o visual do cômodo principal.

Faça parte da comunidade da Like Magazine no WhatsApp

Como aderir ao estilo na decoração

1 – Escolha o revestimento ideal: Para que a porta ‘desapareça’, ela deve acompanhar exatamente o acabamento da parede, seja pintura, papel de parede, painéis de madeira ou até ripados.

2 – Prefira sistemas de abertura discretos: Modelos com fecho de pressão (push) dispensam puxadores e realçam o efeito invisível. Dessa forma, não é preciso usar maçanetas tradicionais.

3 – Atenção ao alinhamento: Para que a porta mimetizada seja perfeita é necessário um bom projeto de instalação. Por isso, procure um profissional especializado, que saiba garantir que ela fique perfeitamente nivelada e alinhada à parede.

4 – Use iluminação estratégica: Luzes embutidas ou arandelas próximas à parede com portas mimetizadas valorizam ainda mais a proposta minimalista.

5 – Combine com painéis ou boiseries: Além do revestimento liso, para quem deseja incrementar o décor, vale aderir a porta com painel ripado ou uma parede com boiseries pode enriquecer a estética do ambiente sem perder a discrição.

Siga a Like Magazine no Instagram e acompanhe muitas outras novidades.

O post Portas mimetizadas: conheça a tendência elegante que otimiza espaços apareceu primeiro em Like Magazine.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.