Sankhya compra Flowbiz

A Sankhya, uma das maiores empresas de sistemas de gestão do Brasil, anunciou a aquisição da Flowbiz (anteriormente conhecida como Mailbiz), especializada em automação de marketing e otimização de vendas. 

O valor e os termos da transação não foram revelados pela companhia.

Fundada em 2012 por Vinícius Correa (CEO), a Flowbiz nasceu em um apartamento em Santa Cruz do Sul, a 155 km de Porto Alegre. Na época, o dinheiro do empreendedor era suficiente para se manter apenas por quatro meses e o foco era em e-mail marketing.

Em 2015, Lucas Brum entrou na empresa como o primeiro vendedor e, pouco tempo depois, assumiu a liderança comercial. Em 2022, tornou-se sócio. 

Já em 2021, a companhia recebeu um aporte de R$ 1 milhão de Maurício Correa, irmão de Vinícius, para acelerar o desenvolvimento de produto. O movimento resultou na entrada de um novo sócio, Thiago Pitta, como CTO.

Em 2022, a então Mailbiz realizou o lançamento do “Jornadas”, funcionalidade voltada para a recuperação de carrinhos abandonados e comunicação também via WhatsApp, além do e-mail. 

Hoje, a empresa está presente em mais de 20 estados brasileiros com mais de 80 colaboradores e 1,1 mil clientes ativos. Entre eles, estão nomes como Wepink (da influenciadora Virginia Fonseca), Brooksfield, Zelo, Tea Shop e Guess Brasil.

“Já conhecemos a Flowbiz há cerca de um ano, mas intensificamos a conversa para o M&A no início de 2025. O que enxergamos como diferencial é o produto em si muito maduro, completo e com alta capacidade de atendimento, e vem para fazer a Sankhya conseguir atender ainda melhor a jornada do cliente”, conta André Britto, CFO da Sankhya.

A nova aquisição fará parte da business unit de vendas da Sankhya e deve ser integrada ao CRM Ploomes e ao ERP da empresa.

“A integração da Flowbiz com ERP trará para os nossos clientes a possibilidade de acelerar mais suas respectivas vendas trazendo produtividade e capacidade de promover seus produtos de uma forma mais eficiente, agregando para nossa plataforma completa de gestão. Criando mais diferenciação para as nossas soluções além da possibilidade de atender indústrias e varejo de uma forma mais completa”, acrescenta Britto.

A companhia também prevê lançar uma nova funcionalidade de fluxos de automação integrada a um novo módulo de CRM, permitindo criar campanhas altamente personalizadas de boas-vindas, reativação, recompra, navegação, entre outras. 

A Flowbiz também está desenvolvendo um Customer Data Platform (CDP) com recursos de inteligência artificial como um copiloto de marketing, um assistente treinado com base em estratégias reais de e-commerce, e geração de conteúdo com GenAI.

“A Flowbiz vai potencializar nossa atuação na jornada do cliente. Permitir que entreguemos mais sucesso ao nosso cliente em termos de recebimento e nutrição de leads, bem como a gerar mais demanda na carteira de clientes a partir de disparos de e-mails e Whatsapp massivos para uma base segmentada”, afirma Matheus Pagani, VP da BU de vendas da Sankhya.

Esta é a 9ª aquisição da Sankhya, sendo a primeira em 2025. As outras adquiridas sao Ploomes, Meetime, Neppo, Pontotel, Mindsight, Asis, Espresso e Vixting.

A empresa tem uma reserva de R$ 200 milhões para novas aquisições até 2026 e já planeja mais duas neste ano. Em 2020, a companhia havia recebido um aporte de R$ 425 milhões aplicados pelo fundo soberano de Singapura (GIC), um dos maiores investimentos em software de gestão do país.

Fundada em 1989 pelos irmãos Felipe Calixto e Fábio Túlio, a Sankhya possui mais de 50 unidades de negócios e 2 mil funcionários nos 26 estados brasileiros.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.