Dia D registra mais de cinco mil atendimentos em Balneário Camboriú

A secretária da Saúde, Aline Leal, comemorou os mais de cinco mil atendimentos no Dia D, realizado sábado (10) em todas as unidades de saúde. Eles estão acontecendo todos os meses, para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, fora do seu horário de trabalho. 

Ela considera que esta oportunidade é uma verdadeira ‘intimação’ para a população aproveitar e ir até as unidades de saúde. 

“Ainda mais diante da calamidade devido a influenzas e doenças respiratórias. Trabalhamos em grande perspectiva de vacinação da gripe. Cerca de 16 mil pessoas já se vacinaram, sendo mais de duas mil só no sábado, mas queremos aumentar este número”, diz.

Aline comenta que a Vigilância Epidemiológica vem ‘trabalhando forte’ na orientação e nas campanhas e que assim como a dengue é responsabilidade de todos, se vacinar também é. 

“Temos que estar imunizados antes do frio de fato chegar, principalmente quem tem crianças em casa. Temos que cuidar da higiene das mãos, lavar bem os alimentos, cuidar com locais com aglomeração. O foco é conscientização, prevenção e promoção da saúde para que isso impacte nas nossas urgências e emergências. Aos poucos queremos conseguir construir isso (prevenção e promoção da saúde) em nossa atenção básica, assim tendo um futuro mais saudável. Temos que combater essa cultura de vacina ser ruim, estamos trabalhando para isso”, acrescenta.

Os números

Mais de duas mil vacinas contra gripe aplicadas (Divulgação/PMBC)

Mais de cinco mil atendimentos foram registrados neste Dia D, sendo 2.909 nas unidades básicas e especializadas do município e no posto montado na Praça da Bíblia. 

Foram aplicadas 2034 vacinas contra a gripe e 410 vacinas de rotina.

Em relação aos serviços odontológicos, foram realizados 128 procedimentos nos postos; no Centro de Especialidades foram 57 procedimentos registrados, além de sete pacientes atendidos no plantão de urgência. 

Na Farmácia anexa à UBS do Bairro dos Municípios foram registrados 110 atendimentos. 

Horário estendido para vacinação

Importante ressaltar que todas as segundas-feiras a sala de vacinação da UBS Central funciona até às 20h30 e a sala de vacinação da UBS do Bairro das Nações também conta com o horário estendido, sempre às quartas-feiras. Nestes dias, mesmo os pacientes que tenham outra unidade como referência, podem se vacinar nas unidades de horário ampliado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.