A Força Aérea Argentina espera concluir a transferência a quente de dois reabastecedores KC-135R para dar suporte aos caças F-16

Em entrevista recente à Zona Militar, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Argentina confirmou que o processo para finalizar a aquisição de dois reabastecedores KC-135R Stratotanker da Força Aérea dos EUA começou. Essas aeronaves fornecerão suporte direto aos novos caças F-16AM/BM Fighting Falcon que a Força incorporará nos próximos meses.

Questionado sobre a possibilidade de incorporar aeronaves de reabastecimento compatíveis com os caças F-16AM/BM Fighting Falcon, o Brigadeiro Gustavo Javier Valverde confirmou à Zona Militar que “…a Força Aérea Argentina iniciou o processo de solicitação (LOR – Carta de Solicitação) para até duas aeronaves KC-135R em modo Rampa a Rampa (transferência a quente). Este processo está em andamento, aguardando a disponibilidade das aeronaves e a conclusão dos estudos…”

Vale destacar que a Força Aérea Argentina opera atualmente dois Hércules KC-130H, aeronaves cujo sistema de reabastecimento não é compatível com o dos futuros caças F-16AM/BM da instituição. Historicamente, a FAA usou o sistema de cesta de sonda para reabastecimento aéreo, que foi utilizado em toda a família A-4 Skyhawk e provou seu valor durante o conflito nas Ilhas Malvinas em 1982.

Em maio do ano passado, o Chefe do Gabinete do Ministro confirmou o início dos estudos e negociações para a incorporação dos reabastecedores Boeing KC-135, sem especificar versões na época. Como relatamos, essas negociações, que incluíam a compra de caças F-16 da Dinamarca e um pacote de armas dos EUA, estavam sendo conduzidas com muito discrição.

O Gabinete do Chefe do Estado-Maior detalhou que “…a incorporação da aeronave KC-135 Stratotanker no modo rampa-a-rampa está planejada assim que este tipo de aeronave estiver disponível. Para tanto, processos administrativos foram iniciados para analisar diferentes alternativas…”

Boeing KC-135R Stratotanker

O Boeing KC-135R Stratotanker tem sido historicamente uma das principais plataformas da Força Aérea dos EUA para fornecer capacidade de reabastecimento aéreo, tendo servido nessa função por mais de 60 anos.

Baseados no lendário Boeing 707, ao longo dos anos os KC-135 foram modificados com novos motores CFM-56 fabricados pela CFM-International. “…A aeronave-tanque redesenhada, designada KC-135R ou KC-135T, pode descarregar 50% mais combustível, é 25% mais eficiente em termos de combustível, custa 25% menos para operar e é 96% mais silenciosa que o KC-135A…”, detalha a Força Aérea dos EUA.

Além da capacidade de reabastecimento em voo graças ao seu sistema de lança, o KC-135R é capaz de transportar macas e pacientes ambulatoriais usando plataformas de apoio durante evacuações aeromédicas ou carregando até seis contêineres. Dependendo da configuração de armazenamento de combustível, o KC-135 Stratotanker pode transportar até 38.000 kg de carga.

Você pode estar interessado em: Mísseis antinavio AGM-84 Harpoon para os caças F-16 da Força Aérea Argentina: possibilidade ou licença artística?

La entrada A Força Aérea Argentina espera concluir a transferência a quente de dois reabastecedores KC-135R para dar suporte aos caças F-16 aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.