A Marinha do Brasil está negociando a doação de dois helicópteros Bell 206 para a Marinha do Uruguai

De acordo com informações obtidas pela Zona Militar, a Marinha do Brasil estaria doando (sob processo judicial) dois helicópteros Bell 206 B-3 para a Marinha do Uruguai, embora essa informação não tenha sido oficialmente confirmada pelo Ministério da Defesa ou pela Marinha do Uruguai.

Essas aeronaves, que datam da década de 1970 e estão sendo desativadas pela Aviação Naval Brasileira, não seriam a primeira doação da Marinha do Brasil. Como precedente, temos o helicóptero Esquilo AS 355 F-2, incorporado em dezembro de 2013, que permitiu à Marinha Nacional começar a realizar as primeiras operações com um helicóptero embarcado na ROU “General Artigas”, incluindo a participação em campanhas na Antártida, onde foi realizado um importante resgate com esta aeronave no continente branco.

Essas doações se baseiam nas boas e estreitas relações que existem entre as Marinhas do Cone Sul, mas particularmente entre as Forças Aéreas Navais. Em fevereiro deste ano, durante a comemoração do centenário da Aviação Naval da Marinha do Uruguai, a medalha “15 de novembro de 1817” foi concedida ao Comandante do Quinto Distrito Naval da Marinha do Brasil, Vice-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, que se formou como piloto naval na Escola de Aviação Naval do Uruguai.

Esses dois helicópteros reforçarão as capacidades de treinamento e instrução de pilotos de asa rotativa, além de tarefas de patrulha costeira e ligação. A Marinha Uruguaia pode retomar sua política de intercâmbio de pilotos como forma de contribuir para a manutenção dessas relações. Atualmente, a Aviação Naval dispõe apenas de um Bell 206 OH 58-A (modelo mais moderno que os doados) para esta tarefa, o que lhe permitirá ter três aeronaves do mesmo tipo, com todas as vantagens que isso representa para atingir o tão almejado número 3 (número marginal) de eficácia operacional e eficiência logística.

Isso, por sua vez, se soma às negociações que estão sendo realizadas com a empresa italiana Leonardo, onde continua o processo de compra que não foi finalizado pelo governo cessante, para a incorporação do terceiro helicóptero Agusta Bell 412. Esses helicópteros têm demonstrado excelente capacidade polivalente, atendendo a uma demanda versátil, realizando desde operações navais, resgates marítimos a 200 km da costa, apoio a operações especiais com a Infantaria de Fuzileiros Navais e Exército, combate a incêndios florestais, transferências presidenciais e também sendo as unidades designadas para combate a vazamentos de óleo para aplicação de dispersantes.

Caso essas três adições sejam concretizadas, a Aviação Naval mantém uma linha única Bell para seus helicópteros com apenas dois modelos, o que, além do impacto operacional, contribui para a eficiência do apoio logístico.

Imagem ilustrativa da capa. Créditos: Marinha do Brasil

Você pode estar interessado em: A Força Aérea Uruguaia reincorporou um de seus Hércules KC-130H após a conclusão dos trabalhos de PDM e pintura em Portugal

La entrada A Marinha do Brasil está negociando a doação de dois helicópteros Bell 206 para a Marinha do Uruguai aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.