Carreta que levava biodiesel pega fogo e fica destruída; veja

Bombeiros apagaram o incêndioReprodução

Um caminhão-tanque que transportava cerca de 60 mil litros de biodiesel pegou fogo na manhã deste sábado (10), na BR-060, entre os municípios de Abadia de Goiás e Guapó, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal.

O Corpo de Bombeiros de Trindade foi acionado às 6h42 para conter as chamas. Ninguém ficou ferido.

Ao chegar ao local, a equipe encontrou o cavalo mecânico do veículo em chamas. Os dois reboques estavam carregados com combustível.

Os bombeiros iniciaram o combate ao fogo com montagem de linha de ataque e resfriamento dos tanques, para evitar a propagação das chamas e risco de explosão. Foram utilizados cerca de 4 mil litros de água na operação.

pic.twitter.com/GIE49HQsJp

— Naian (@naiaan) May 10, 2025

Incêndio

O incêndio pode ter sido provocado por falha elétrica ou mecânica no cavalo mecânico do caminhão, ponto inicial das chamas segundo o relato dos bombeiros.

Sistemas elétricos em veículos pesados estão sujeitos a aquecimento excessivo, curto-circuito ou falhas na fiação, que podem gerar faíscas ou calor suficiente para iniciar a combustão.

Outra hipótese técnica é o vazamento de óleo diesel, lubrificante ou fluido hidráulico, que, em contato com partes aquecidas do motor, como o escapamento ou a turbina, pode causar ignição.

Também é possível que o fogo tenha começado por atrito excessivo em componentes do sistema de freio, gerando calor localizado.

Como o caminhão estava carregado com biodiesel, um combustível inflamável, o risco de propagação do fogo foi elevado, exigindo ação imediata para resfriamento dos tanques e controle da temperatura.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.