Pela primeira vez, a nova aeronave YY-20A da Força Aérea Chinesa reabasteceu caças egípcios MiG-29M/M2 em voo

Como parte dos exercícios “Águias da Civilização 2025“, que ocorreram de 19 de abril a 4 de maio, uma das novas aeronaves YY-20A da Força Aérea Chinesa reabasteceu caças egípcios MiG-29M/M2 em voo pela primeira vez. Esta foi apenas uma pequena parte das extensas e variadas operações realizadas pelas forças de ambos os países para fortalecer sua cooperação em defesa, que também incluiu simulações de combate aéreo e treinamento de busca e salvamento em ambientes hostis.

Vale a pena mencionar neste ponto que nem a Força Aérea Chinesa nem a Egípcia divulgaram detalhes significativos sobre os voos, então ainda não se sabe se o YY-20A esteve envolvido em operações únicas de reabastecimento ou participou com mais frequência. As informações disponíveis atualmente vêm principalmente de imagens publicadas pela mídia chinesa e redes sociais, que de fato mostram a presença da aeronave mencionada em território egípcio, além de mostrar caças egípcios MiG-29M/M2 sendo reabastecidos em voo.

Especificamente, os caças MiG-29M/M2 supostamente usaram seus pods de reabastecimento PAZ-MK, que foram usados ​​anteriormente para reabastecer caças Rafale de fabricação francesa a partir de aeronaves projetadas pela Rússia durante os exercícios Qader-2020. Estamos falando, no entanto, de um sistema considerado pelos especialistas como abaixo do ideal para os caças atuais, implantados em pistas terrestres. Também pode ser notado que, pelo menos nas imagens publicadas, os caças egípcios teriam usado apenas os pontos de reabastecimento sob as asas do YY-20A; deixando o centro livre.

Além disso, a Open Source Information (OSINT) conseguiu determinar, a partir de imagens da viagem da China ao Egito para participar dos exercícios, que se tratava de uma aeronave YY-20A pertencente à 4ª Divisão de Transporte. Nessas fotos, a aeronave sobrevoava a região de Karakoram com suas mangueiras de reabastecimento estendidas ao lado de um grupo de caças J-10 atrás dela, sugerindo que o sistema também foi essencial para alcançar a implantação de longo alcance em uma única fase de voo.

No geral, o exercício “marcou a primeira vez que a Força Aérea do PLA enviou tal força para a África para tais exercícios (…) (Nota do editor: permitindo uma) projeção rápida e sistemática de força em apoio à implantação ágil de sistemas de combate aéreo, fornecendo experiência valiosa para treinamento futuro voltado para o combate”. Isto foi afirmado por Li Bokuan, porta-voz da Força Aérea Chinesa, em uma breve nota à mídia local.

*Créditos da imagem a quem possa interessar

Você pode estar interessado em: A China está monitorando de perto o desempenho de combate dos caças JF-17 e J-10CE enviados pela Força Aérea do Paquistão contra a Índia

La entrada Pela primeira vez, a nova aeronave YY-20A da Força Aérea Chinesa reabasteceu caças egípcios MiG-29M/M2 em voo aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.