Centro de Treinamento da Anac em Brasília recebe avião Aero Boero para exposição permanente

entro de Treinamento da Anac em Brasília recebe avião Aero Boero para exposição permanente

O Centro de Treinamento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em Brasília (DF) recebeu um presente especial e de grande importância para a aviação brasileira: um Aero Boero AB-115. A aeronave, que fez parte da formação de uma geração de pilotos brasileiros, ficará exposta permanentemente no CT da Agência, se juntando ao protótipo do Embraer Phenom 100, que está em exposição desde 2023.

A Aero Boero S.A. foi uma empresa argentina, fabricante de aviões leves, empregados principalmente no treinamento de pilotos. Em 1986, o extinto Departamento de Aviação Civil (DAC)demonstrou preocupação com a situação da frota de aeronaves de instrução dos aeroclubes brasileiros, que era constituída, em sua maior parte, de aviões construídos entre as décadas de 40 e 60, os paulistinhas.

Entre os anos de 1987 e 1994, o Governo Federal adquiriu 366 aeronaves Aero Boero. Conforme apontado no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), foram 306 aeronaves do modelo AB-115 e 60, do AB-180. As aeronaves foram doadas para equipar e reforçar as frotas dos aeroclubes do país naquela época.   

Aero Boero: modelo AB-115

Trata-se de uma aeronave monoplano, com asas altas, feitas de liga de alumínio reforçado e as pontas, de fibra de vidro. Já a fuselagem e engrenagens são revestidas em tela com tratamento anticorrosivo, sendo sua estrutura de tubos de aço soldados.

O grupo motopropulsor é composto por um motor aspirado, carburado, Lycoming O-235-C2A, com 115 hp’s, com a hélice Sensenich, bi-pá, metálica, passo fixo. No quesito instrumentos, o AB-115 é equipado com o básico, certificado para VFR diurno.

A aeronave exige muito dos pilotos, desde o táxi e, principalmente, no pouso, por se tratar de um avião com trens convencionais. Contudo, é considerada excelente para a formação dos profissionais.

Embraer: modelo Phenon 100

Outra aeronave em exposição no CT da Anac é um protótipo do Embraer Phenon 100, que foi a primeira aeronave a passar por todo o processo de certificação civil inicial após a criação da Anac, no dia 9 de dezembro de 2008.

entro de Treinamento da Anac em Brasília recebe avião Aero Boero para exposição permanente
Embraer Phenom 100. (Foto ANAC)

 

O modelo exposto é um mockup (representação visual) em escala real e passou por alguns ensaios de desenvolvimento e certificação, que envolvem a qualidade de voo (congelamento aerodinâmico da configuração, característica de estol, estabilidade etc.), a performance (velocidade de estol, performance de subida e decolagem etc.) e os sistemas (motor, combustível, piloto automático etc.).

Via ANAC

Leia também:

  • Grupo Emirates registra lucro recorde de US$ 6,2 bilhões no ano fiscal 2024-2025
  • GOL abre vagas para profissionais de manutenção de aeronaves em Minas Gerais
  • Plane it assina contrato para que primeira empresa de transporte aéreo regular adote o diário de bordo digital
Adicionar aos favoritos o Link permanente.