Em mensagem ao novo papa, Santuário Nacional de Aparecida comemora eleição de Leão XIV e pede bênçãos ao pontífice: ‘Vontade divina’


Maior templo católico do país, o Santuário Nacional de Aparecida celebrou a escolha do novo papa e destacou as qualidades que o pontífice tem para exercer a missão de evangelizar. Bandeira do Vaticano hasteada no Santuário Nacional de Aparecida após eleição de Leão XIV.
Divulgação/A12
O Santuário Nacional de Aparecida, maior templo católico do país e que é dedicado à Padroeira do Brasil, enviou uma mensagem ao papa Leão XIV, que foi eleito líder da Igreja católica nesta quinta-feira (8).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Na mensagem publicada pelo A12, portal do templo católico, o Padre Ferdinando Mancilio, prefeito de Igreja do Santuário Nacional de Aparecida, celebrou a eleição de Robert Francis Prevost e pediu bênçãos para o pontífice.
“Que Deus abençoe o pontificado deste homem que já se apresentou diante de nós, com uma simplicidade muito grande e com muita naturalidade, porque sabe qual é a sua missão. Nós já sentimos como ele está voltado verdadeiramente, para o reino de Deus, nesta proximidade como o povo de Deus, quando ele lembrou a importância da sinodalidade na Igreja em nossos dias”, afirmou o religioso.
“O Santuário se alegra imensamente com esta eleição, porque sabemos que aí está a mão de Deus, o designo Divino, a vontade Divina. Porque todos os Cardeais reunidos em Cristo e em seu espírito, no espírito do Ressuscitado, escolheram aquele que era da vontade de Deus. E foi tão rápido, porque isso vem confirmar, de fato, a vontade de Deus sobre a Igreja para que ela caminhe na unidade”, completou.
Na mensagem, o presidente do Santuário de Aparecida destacou que os sacerdotes da Basílica estão orando pelo novo papa e pediu para que Nossa Senhora interceda pelo pontífice.
“Aqui rezamos, como sacerdotes que aqui trabalhamos e o também o Povo de Deus, para que Nossa Senhora esteja no coração dele e para que ele seja sempre abençoado por Maria em seu pontificado. Ele já demonstrou, também, o seu coração mariano ao rezar como o povo na Praça de São Pedro, a oração da Ave Maria”, disse.
Por fim, o padre ponderou que o momento é de união na Igreja católica e que avalia ser desnecessário fazer comparações entre Francisco, que faleceu em abril aos 88 anos, e o novo papa.
“Uma Igreja que está caminhando na unidade, onde há um consenso comum, daquele que vai ser o vigário de Cristo, aquele que vai ocupar o lugar de Pedro. Nós não podemos ficar fazendo comparações, agora, com o papa Francisco, com os papas que vieram antes de Francisco, nós temos que olhar para Igreja agora junto desse vigário de Cristo, porque Igreja continua sua missão”, finalizou.
O cardeal Robert Francis Prevost, anunciado como papa Leão XIV, apareceu na sacada da Basílica de São Pedro após o conclave
Yara Nardi/Reuters
Viagem ao Brasil
O cardeal americano Robert Francis Prevost, eleito novo papa nesta quinta-feira (8), estava com viagem marcada ao Brasil no fim de abril, quando participaria da 62ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que foi cancelada justamente por conta da realização do conclave, após a morte do papa Francisco.
Segundo a CNBB, Prevost estava confirmado para pregar o retiro da assembleia, que aconteceria entre os dias 30 de abril e 9 de maio, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida – o maior templo católico do país, localizado no interior de São Paulo.
“Gostaria de destacar que o então cardeal Prevost já estava com as passagens compradas, porque estaria aqui na semana passada, na nossa Assembleia Geral, para pregar o retiro a todos os bispos do Brasil. Quando nós o convidamos, ele imediatamente aceitou. Então o Brasil ganha, o mundo ganha. O sucesso de Pedro merece todo o nosso apoio, todas as nossas orações e todas as nossas unidades”, afirmou Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB, em coletiva nesta quinta-feira.
Após o falecimento do papa Francisco, porém, o Conselho Permanente da CNBB decidiu suspender a 62ª Assembleia Geral. Agora, ela vai acontecer de 15 a 24 de abril de 2026. Não se sabe se o papa Leão XIV estará presente.
Essa seria a terceira visita de Prevost ao Brasil – ele já esteve no país em 2012 e 2013, como Padre Geral dos Agostinianos.
“Todo ano temos uma assembleia. Esse ano aconteceria a 62ª Assembleia dos Bispos do Brasil, uma assembleia ordinária. Normalmente nós temos um retiro espiritual durante os 10 dias, em que os bispos ficam reunidos em Aparecida. Todo não se escolhe um pregador para esse retiro. E este ano, em fevereiro, ao visitar o então cardeal Prevost, que era o prefeito do Dicastério para os Bispos, a presidência (da CNBB) fez o convite e ele aceitou de muito grado”, explicou Dom Ricardo Hoepers.
“A partir disso já estava programando, inclusive provavelmente já tinha as meditações feitas. Vamos ver se a gente consegue resgatar as meditações com ele para o nosso retiro.”
“A assembleia iria acontecer de 30 de abril a 9 de maio, mas, com a morte do Papa Francisco, ela foi suspensa. Estaria conosco tanto o cardeal Prevost, quanto o Mario Grech, do Sínodo dos Bispos. Mas, pela questão do falecimento do papa Francisco, foi suspensa”, concluiu.
LEIA TAMBÉM:
Habemus papam: fumaça branca sai da chaminé da Capela Sistina
Robert Francis Prevost é o novo papa Leão XIV
Quem é o novo Papa? Conheça Robert Francis Prevost, o Leão XIV
Sinos do Santuário Nacional de Aparecida celebram escolha do novo papa
Sinos do Santuário Nacional de Aparecida badalam celebrando escolha do novo papa
Celebração no Santuário Nacional e Aparecida
Os sinos do Santuário Nacional de Aparecida badalaram no início da tarde desta quinta-feira (8) celebrando a escolha do novo papa, que foi definida após votação dos cardeais no Vaticano – veja vídeo dos sinos acima.
Normalmente, os sinos, tradicionalmente tratados na Igreja Católica como ‘a voz de Deus’, ressoam sempre em que há momentos de alegria ou de tristeza profunda.
Quando o papa Francisco morreu, os sinos do Santuário Nacional de Aparecida também tocaram, como forma de homenagem ao falecimento do pontífice.
Os 13 sinos do campanário do Santuário Nacional simbolizam os 12 apóstolos de Jesus e Nossa Senhora.
Além das homenagens em momentos de alegria e tristeza, os sinos também são acionados no período que antecede a realização de uma missa, chamando os devotos para a celebração.
Plantão da Globo mostra fumaça branca: novo papa é escolhido no Vaticano
Novo papa
A Igreja Católica tem um novo papa. A fumaça branca foi expelida pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, nesta quinta-feira (8), mostrando que cardeais reunidos no conclave elegeram o novo líder da Igreja Católica.
Os sinos da Capela Sistina também tocaram, indicando que os 133 cardeias que estavam confinados desde a manhã de quarta-feira (7) escolheram o cardeal que vai substituir o papa Francisco.
O cardeal eleito é Robert Francis Prevost, que escolheu o nome de Leão XIV. Ele apareceu na sacada da Basílica de São Pedro, onde foi apresentado oficialmente como pontífice.
Cardeal Robert Francis Prevost, dos EUA, em 30 de setembro de 2023.
Foto AP/Riccardo De Luca
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.