Novo papa estava de passagem comprada para terceira vinda ao Brasil

O Papa Leão XIV estava de passagem comprada para realizar a sua terceira viagem ao Brasil. A previsão era que ele participasse da Assembleia dos Bispos do Brasil, evento anual organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O então cardeal Prevost esteve no Brasil em outras duas ocasiões, em 2012 e 2013, como Padre Geral dos Agostinianos, em Guarulhos e Belo Horizonte.

Esta seria a 62ª edição da Assembleia. Na ocasião, os bispos convidados ficam em um retiro de dez dias na cidade de Aparecida (SP). A Assembleia Geral da CNBB ocorre, tradicionalmente, a partir da segunda semana da Páscoa e estava marcada para acontecer entre os dias 30 de abril e 9 de maio, mas foi cancelada em razão do falecimento do Papa Francisco.

Além dos membros da CNBB, participam da Assembleia cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, auxiliares e coadjutores. Os bispos eméritos, administradores diocesanos e representantes de organismos e pastorais da Igreja também são convidados.

O convite ao então cardeal Prevost para participar da Assembleia foi feito em fevereiro, durante um encontro que tinha previsão de duração de 15 minutos, mas se estendeu por uma hora. Na ocasião, foi feito o convite para Prevost realizar a meditação do retiro. As anotações do cardeal para o momento estavam feitas, e a CNBB afirmou que tentará ter acesso ao documento.

O Núncio Apostólico no Brasil, o embaixador do Papa no Brasil, dom Giambattista Diquattro, afirmou que a escolha do novo Papa foi um “presente” para o Brasil e que ele tem “carinho” pelo país.

— [A vinda dele[ Seria como cardeal, mas isso nos alegra porque ele tem um carinho pelo Brasil, um amor muito grande pelo Brasil. O carinho e preocupação que ele tem com o Brasil, a admiração que ele tem pelo nosso trabalho nos trazem muita alegria porque ele nos conhece profundamente. Ganhamos um grande presente. O Papa Leão XIV conhece o Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.