O Exército dos EUA está testando seus novos sistemas de micro-ondas de alta potência IFPC-HPM contra enxames de drones nas Filipinas

Como parte dos exercícios combinados Balikatan 25 que estão sendo realizados nas Filipinas, o Exército dos EUA anunciou que testou seus novos sistemas de micro-ondas de alta potência IFPC-HPM contra enxames de drones. Conforme divulgado oficialmente, o novo sistema foi testado em exercícios de defesa aérea com fogo real, operando a partir da Estação Naval Leovigildo Gantioqui sob o comando da 1ª Força-Tarefa Multidomínio da instituição.

Expandindo os detalhes dos testes conduzidos desde 28 de abril, o Exército dos EUA. Ele relatou que unidades do 960º Grupo de Defesa Aérea e de Mísseis da Força Aérea Filipina também participaram, integradas como parte de um programa de intercâmbio de especialistas delineado por Manila e Washington. Além disso, pessoal do 3º Batalhão Antiaéreo Costeiro do Corpo de Fuzileiros Navais também foi integrado, participando do exercício com seus novos sistemas de defesa antidrone MADIS.

Além disso, referindo-nos ao sistema de micro-ondas de alta potência IFPC-HPM, podemos afirmar que ele funciona como um gerador e emissor de um feixe de energia direcionado capaz de interromper a operação de sistemas aéreos não tripulados individuais ou em grupo; Dessa forma, eles são neutralizados de forma mais econômica em comparação às soluções cinéticas tradicionais. Este é um sistema desenvolvido pela empresa Epirus, que assinou o contrato correspondente em 2022 para avançar o projeto com o Rapid Capabilities and Critical Technologies Office (RCCTO), passando por vários testes antes de sua implantação nas Filipinas.

Além disso, o Exército dos EUA informou que o exercício serviu como uma demonstração de como o sistema IFPC-HPM pode ser aprimorado com a integração de outros sistemas de defesa de drones já em uso no campo de batalha, fortalecendo o conceito de defesa em camadas que a instituição busca consolidar. Especificamente, a declaração menciona o uso de sistemas FS-LIDS, que estão ativos no Oriente Médio na última década e podem ser usados ​​para detectar UAVs inimigos que o IFPC-HPM pode então abater.

Comentando sobre isso, o Capitão do Exército dos EUA Bray McCollum disse: “Durante este teste, pudemos demonstrar que podemos derrotar com sucesso enxames de drones em um ambiente tropical usando efeitos em camadas… Esta é uma grande oportunidade de mostrar aos nossos aliados filipinos as capacidades de ponta que o Exército dos EUA está desenvolvendo. Este treinamento demonstra nosso compromisso em fortalecer nossos laços com nossos aliados e parceiros no Indo-Pacífico.”

Por fim, analisando o panorama geral dos exercícios Balikatan 25 até agora, vale a pena notar que os já mencionados IFPC-HPM e MADIS não foram os únicos novos sistemas que os EUA implantaram em solo filipino. Especificamente, estamos nos referindo ao sistema NMESIS do Corpo de Fuzileiros Navais, seu mais recente sistema de defesa contra mísseis antinavio. Sua implantação na região norte da Ilha de Luzon marcou a primeira vez que tal capacidade foi implantada tão perto da China continental, uma área de grande importância estratégica devido ao alto tráfego de embarcações comerciais.

*Créditos da imagem: Exército dos EUA

Você pode estar interessado em: Imagens de satélite mostram a expansão das bases de onde a Marinha Chinesa irá implantar sua crescente frota de porta-aviões

La entrada O Exército dos EUA está testando seus novos sistemas de micro-ondas de alta potência IFPC-HPM contra enxames de drones nas Filipinas aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.