O porta-aviões USS Harry S. Truman perde outro caça-bombardeiro F/A-18 Super Hornet durante sua missão no Mar Vermelho

O porta-aviões USS Harry S. Truman da Marinha dos EUA se envolveu em um novo incidente após a perda de outro caça-bombardeiro F/A-18 Super Hornet de seu grupo aéreo. Esta é a terceira unidade que o porta-aviões perde no Mar Vermelho, incidentes que não foram oficialmente associados diretamente às ações inimigas.

F/A-18F Super Hornet na catapulta do USS Harry S. Truman, alguns dias atrás. Foto: Marinha dos EUA

De acordo com relatos iniciais da CNN, um F/A-18F Super Hornet de dois lugares do Strike Fighter Squadron 11, os “Red Rippers“, participou deste último incidente da Marinha dos EUA no Mar Vermelho. A perda da aeronave mencionada foi supostamente causada por uma falha no processo de pouso, quando o gancho do Super Hornet não conseguiu engatar o cabo de parada do porta-aviões USS Harry S. Truman.

…O sistema falhou, fazendo com que a aeronave caísse no mar. Ambos os aviadores ejetaram em segurança e foram resgatados por um helicóptero designado para o Esquadrão de Combate Marítimo de Helicópteros 11… Os aviadores foram avaliados por equipe médica e constataram ferimentos leves. Nenhum tripulante da cabine de comando ficou ferido…”, informou a CNN, citando um funcionário do Departamento de Defesa.

Este incidente marca a perda do terceiro Super Hornet pertencente ao porta-aviões USS Harry S. Truman. Vale lembrar que há pouco mais de uma semana foi registrada a perda de um F-18E Super Hornet, aeronave que caiu nas águas do Mar Vermelho durante uma série de manobras evasivas do porta-aviões. Esta unidade, que pertencia ao Esquadrão de Ataque de Caça 136 “Knighthawks”, não conseguiu ser protegida a tempo, deslizando para o mar a partir de um dos elevadores do navio americano.

F/A-18E Super Hornet decolando de Truman. Uma aeronave semelhante foi abatida em um incidente de fogo amigo em dezembro de 2024. Foto: Marinha dos EUA

A primeira perda de um F-18F Super Hornet da Marinha dos EUA no Mar Vermelho ocorreu em dezembro de 2024, quando o cruzador USS Gettysburg abateu por engano a aeronave pertencente ao Esquadrão “Red Rippers“. Este incidente de fogo amigo destacou a natureza crítica das operações no Mar Vermelho, quando aeronaves amigas estão operando e devem enfrentar ataques de drones e mísseis inimigos.

Imagem ilustrativa da capa. Créditos: Marinha dos EUA – Suboficial de 2ª Classe Logan Mcguire

Você pode estar interessado em: Os testes de voo do novo sistema de guerra eletrônica IVEWS, que equipará os caças F-16 modernizados da Força Aérea dos EUA, foram concluídos

La entrada O porta-aviões USS Harry S. Truman perde outro caça-bombardeiro F/A-18 Super Hornet durante sua missão no Mar Vermelho aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.