Museu ao Ar Livre recebe quase 600 visitantes em atividades do mês da cultura indígena

Durante o mês de abril, o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, de Orleans, promoveu atividades educativas em alusão à Semana da Cultura Indígena. A programação, que estava planejada para oito dias, precisou ser prorrogada até o fim do mês e recebeu um público de 586 estudantes e 58 professores, de 11 escolas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial dos municípios de Orleans, Grão-Pará, Tubarão, Criciúma, Cocal do Sul e Braço do Norte.
Foram ministradas atividades voltadas à valorização dos saberes ancestrais, como as oficinas de Cerâmica Indígena e da Casa Subterrânea Indígena. Também foram realizadas visitas guiadas à exposição “Povos Indígenas: registros dos povos Xoklengs em Orleans e na região sul catarinense”, em exibição no primeiro piso da Casa da Pedra.
De acordo com a pedagoga do Museu, Rosani Hobold Duarte, as ações foram uma oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre a história, a cultura e os modos de vida dos povos originários. “É uma forma de contribuição para o entendimento mais profundo. O respeito e a valorização da diversidade cultural são essenciais para a formação de uma sociedade mais inclusiva e justa”, analisa. Segundo ela, foi gratificante observar o envolvimento dos alunos. “É perceptível como eles têm interesse em saber mais sobre estes povos que habitaram nossa região.”
A diretora do Museu ao Ar Livre, Valdirene Böger Dorigon, informa que, inicialmente, as atividades estavam programadas para ocorrer entre os dias 8 e 17 de abril, mas, diante da grande procura, foi preciso estender o atendimento até o final do mês. “Tivemos alta procura e ainda estamos abertos a receber novos grupos”, comenta. As escolas interessadas podem entrar em contato pelo WhatsApp do Museu para agendamento de visitas, no número (48) 9 9904-2739.


0

0

Adicionar aos favoritos o Link permanente.