Cosméticos, perfumes e roupas são principais preferências de compras para o Dia das Mães em Piracicaba


Valor médio que entrevistados em pesquisa pretendem gastar fica entre R$ 100 e R$ 199. Compras físicas têm mais adesão que e-commerce. Movimento em área comercial no Centro de Piracicaba
Claudia Assencio/g1
Cosméticos, perfumes e roupas estão entre as preferências de compra para o Dia das Mães, em Piracicaba (SP), segundo pesquisas feitas por entidades que representam o comércio na cidade.
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De acordo com levantamento da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), as principais escolhas dos filhos para o presente são as seguintes:
Cosméticos e perfumes (escolhidos por 28% dos consultados)
Roupas e acessórios (24%)
Ainda não decidiu (19%)
Flores (16%)
Calçados (9%)
Chocolates e doces (5%)
Eletrodomésticos (5%)
Experiências, jantar, viagem, spa, etc (5%)
Dinheiro (3%)
Outros (4%)
O estudo foi realizado pela empresa Olhar Público, com 400 entrevistados em seis corredores comerciais da cidade. Destes, 65% pretendem comprar presentes para o Dia das Mães neste ano.
A pesquisa também aponta que o valor médio que os consumidores pretendem gastar com a compra se concentra entre R$ 100 e R$ 199, faixa indicada por 31,66% dos entrevistados. Já 8% planejam gastar até R$ 49, enquanto 26% demonstram disposição para investir acima de R$ 200.
A intenção de compra é mais expressiva entre jovens de 16 a 24 anos (84,78%), solteiros (70,45%) e homens (66,33%). O grupo com renda entre R$ 2.040 e R$ 7.599 apresentou o maior índice de intenção de consumo (69,12%).
64% não planejaram
A pesquisa também revelou que o comportamento de compra tende a se concentrar nos dias mais próximos à data: 64% disseram que ainda não pensaram nisso ou deixarão para decidir de última hora.
Por outro lado, 27% já reservaram um valor para pagamento à vista, e 9% afirmaram que pretendem parcelar.
Quanto às formas de compra, 46% optarão por compras presenciais no Centro; 25% em e-commerces (lojas online), 19% presencial nos bairros, 9% presencial shopping e 7% outros.
ARQUIVO: propaganda sobre o Dia das Mães em comércio de Piracicaba
Claudia Assencio/g1
Expectativa de alta nas vendas
Diretor de relações públicas da Câmara de Dirigentes Lojistas de Piracicaba (CDL), Pedro Carvalho diz que o segmento espera um 12,3% de aumento nas vendas em relação ao ano passado.
Os itens de maiores vendas segundo pesquisa da entidade, serão confecções. Em seguida, bijuterias e perfumes e cosméticos.
A pesquisa pré-vendas foi feita pela instituição com 93 comerciantes e 236 consumidores.
“Esse otimismo está baseado no aumento, que apesar de pequeno, está sendo constante desde o começo de 2025, com as vendas também acompanhando as altas”, afirma Pedro.
Movimento no comércio em Limeira
Jefferson Barbosa/ EPTV
Limeira
Já a Associação Comercial e Industrial de Limeira (Acil) espera um aumento de 5% nas vendas.
“Os dados indicam um aumento na intenção de consumo em relação ao ano anterior, com destaque para os setores de vestuário, perfumaria e eletrodomésticos. Os lojistas também demonstram confiança em um crescimento nas vendas, impulsionados por ações promocionais e pela expectativa de retomada gradual do poder de compra das famílias”, aponta a entidade.
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