Cruz Vermelha Internacional comemora 162 anos nesta quinta-feira

O Movimento Internacional da Cruz Vermelha, que atua em contextos de guerra e em emergências como pandemias, inundações e terremotos, comemora 162 anos em 8 de maio. Embasada em sete Princípios Fundamentais, humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade, a Cruz Vermelha tem prestado ajuda em mais de 90 países, apoiando os governos locais no combate à fome. Além disso, a instituição auxilia populações em situação de vulnerabilidade social de diversas maneiras.

A data escolhida para marcar o Dia Internacional da Cruz Vermelha é uma homenagem ao suíço Henry Dunant, fundador da instituição em 1863. Dunant nasceu em 8 de maio de 1828, em Genebra.

Em 1859, quatro anos antes da fundação da Cruz Vermelha, ele socorreu centenas de soldados feridos na Batalha de Solferino. O confronto, ocorrido na cidade de mesmo nome, foi um capítulo fundamental para a unificação da Itália. Na ocasião, soldados franceses e sardos, comandados por Napoleão III, enfrentaram o Exército austríaco em um combate sangrento que resultou em cerca de 6 mil mortes.

Cruz Vermelha Criciúma

Em Criciúma, por meio do trabalho voluntário de cerca de 60 pessoas, a organização realiza a distribuição gratuita de fraldas geriátricas, cestas básicas, confecção de kits para bebês, entre outros serviços voltados a pessoas e instituições cadastradas.

A Cruz Vermelha Brasileira – Unidade Criciúma foi fundada em 8 de dezembro de 1984 e, atualmente, participa de projetos como:

Campanha “100 Toneladas de Alimentos e Solidariedade”

Campanha do Agasalho “O frio dói, doe calor”

Campanha SOS Calamidade Pública

Carreata Azul pela AMA

Carreata Laranja pela APAE

Natal Solidário

Páscoa Solidária

Passeio Ciclístico de Integração de Balneário Rincão

Projeto Educando para o Trânsito

Projeto Ingresso Solidário

Rede de Proteção à Vida



(Trabalho de assessoria voluntária da disciplina de Assessoria de Comunicação, do curso de Jornalismo do Centro Universitário SATC, sob supervisão da professora Nadia Couto).

 Alunos: Cristian Veronez Coan, Messias Fernandes e  Renato da Silva Rodrigues 

0

0

Adicionar aos favoritos o Link permanente.