Pra Cima, Ciça! Mestre de bateria será o enredo da Viradouro em 2026

Com o enredo “Pra Cima, Ciça”, a Viradouro vai homenagear o icônico mestre de bateria Moacyr da Silva Pinta, o Mestre Ciça. O anúncio da homenagem da Vermelha e Branca de Niterói foi feito na noite desta terça-feira (6).

A escola de samba vai celebrar a trajetória de um dos maiores nomes da história do carnaval carioca, que completa 70 anos no ano do desfile.

“Hoje, não é apenas um anúncio. É um marco. Para nossa escola. Para o carnaval. Para o samba […] Vamos homenagear, como nunca se fez antes, desta forma, um filho legítimo do carnaval. Um sambista em essência, corpo e espírito. Um professor nato, que é a irreverência em pessoa, e que tem como marcas a ousadia e o profissionalismo. É o talento em movimento”, narrou o diretor-executivo da Viradouro, Marcelinho Calil, em um vídeo publicado nas redes sociais.

O mestre não sabia da homenagem e se emocionou ao saber da notícia na quadra da escola. Ciça é conhecido, dentre outras coisas, pela inovação à frente das baterias. 

Ele está na Unidos do Viradouro desde 2019, quando foi vice-campeão com a escola que acabava de retornar ao Grupo Especial do Carnaval do Rio. Pela escola de Niterói, já levantou dois campeonatos: em 2020 e em 2024. Mestre Ciça também deixou sua marca em outras grandes escolas, como Unidos da Tijuca, Grande Rio e União da Ilha. 

Em 2026, Ciça vai desfilar pela 55ª vez. Ele começou sua trajetória como passista, em 1971, na Unidos de São Carlos — atual Estácio de Sá. Lá que estreou como mestre de bateria, em 1989, e conquistou seu primeiro título, em 1992.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.