Construção civil lidera acidentes fatais com choques elétricos em SC: Celesc alerta para segurança em obras

Um levantamento recente realizado pela CELESC  revela que a maioria dos acidentes envolvendo chaves elétricos no estado ocorre durante obras e manutenções prediais. No ano de 2023, o setor da construção civil, que inclui atividades como pintura de fachadas, manutenção de telhados e uso de andaimes e guindastes, liderou as ocorrências de choques elétricos, com 28 incidentes registrados, dos quais 9 resultaram em mortes, 15 foram consideradas graves e 4 como potencialmente graves.

Além das tragédias na construção civil, outras atividades, como a manutenção de serviços de TV e internet, bem como furtos de cabos e equipamentos, também contribuíram para os números alarmantes. No setor de telefonia, foram contabilizados dez acidentes, com três fatalidades no ano passado. No caso de furtos de cabos e ligações clandestinas, todas as ocorrências registradas foram fatais.

Para prevenir novas tragédias e minimizar os riscos de acidentes, a CELESC estabeleceu uma série de orientações de segurança a serem seguidas durante obras e manutenções. O Gerente do Departamento de Segurança, Saúde e Bem-Estar da Celesc, Helton Julio Perraro, destaca algumas dicas essenciais:

  • Avaliação do Local:Antes de iniciar qualquer obra, é fundamental fazer uma avaliação do local, identificando a proximidade da rede elétrica. Caso necessário, é recomendável buscar orientação da CELESC.
  • Distância Segura: Ao utilizar plataformas suspensas ou equipamentos para lavagem e pintura de prédios, deve-se manter uma distância segura da rede elétrica. Antenas, painéis luminosos e outdoors devem ser instalados em locais afastados das linhas elétricas.
  • Cuidado com Guindastes: O uso de guindastes e caminhões com caçamba é um dos principais responsáveis pelos acidentes com fiação elétrica. É importante ter atenção redobrada nessa situação.
  • Proximidade Perigosa: Vale lembrar que não é necessário haver contato físico do equipamento com a rede elétrica para que ocorra um choque. A simples aproximação já aumenta significativamente o risco.
  • Contato em Emergências: Em caso de qualquer ocorrência envolvendo a rede elétrica, a recomendação é considerar sempre a rede energizada e entrar em contato com a CELESC para atendimento de emergência.

Em condições climáticas adversas, como chuva, raios ou vento forte, os trabalhos próximos a redes elétricas devem ser suspensos. Além disso, nunca se deve realizar podas em árvores que estejam próximas à rede elétrica.

A empresa reforça a importância de seguir rigorosamente as medidas de segurança, como o uso de equipamentos adequados e a atenção ao manuseio de objetos elétricos nas proximidades da rede elétrica, a fim de garantir a segurança de todos e evitar novas fatalidades.

0

0

Adicionar aos favoritos o Link permanente.