O Reino Unido confirma a intenção do Brasil de adquirir os navios anfíbios HMS Bulwark e HMS Albion

No final de abril, o Ministério da Defesa do Reino Unido confirmou a intenção do Brasil de adquirir os navios anfíbios HMS Bulwark e HMS Albion, unidades que foram retiradas de serviço há alguns meses pela Marinha Real britânica — decisão que, naturalmente, foi criticada por diversos setores do Reino Unido, diante do enfraquecimento das capacidades navais frente a ameaças e adversários atuais.

Uma das últimas novidades sobre os navios anfíbios HMS Bulwark e HMS Albion, e sua possível venda ao Brasil, foi apresentada por Maria Eagle, Ministra de Estado da pasta da Defesa britânica. Em uma recente sessão parlamentar, Eagle confirmou que, durante sua visita ao Brasil — realizada no âmbito da Exposição Latino-Americana Aeroespacial e de Defesa (LAAD) —, “… fui testemunha da assinatura de uma Declaração de Intenções (SOI) entre a República Federativa do Brasil e o Ministério da Defesa do Reino Unido. Tratava-se de cooperação e assistência com relação à aquisição do HMS Albion e do HMS Bulwark…”.

“…Este é um passo significativo para fortalecer a cooperação bilateral em matéria de defesa com o Brasil e permitir discussões sobre a possível venda dos navios à Marinha do Brasil…”, acrescentou a representante do Ministério da Defesa britânico. Eagle também esclareceu que “…Não posso fornecer mais informações devido à confidencialidade comercial…”.

A retirada de ambos os navios anfíbios da Royal Navy se deve ao fato de exigirem “reformas caras e prolongadas”, o que os torna financeiramente inviáveis para o contribuinte britânico. Desde que a notícia veio à tona, a Marinha do Brasil foi uma das primeiras a ser apontada como possível compradora do HMS Bulwark. Esse interesse surge em um contexto em que a força naval brasileira busca ampliar suas capacidades anfíbias e modernizar sua frota.

Com um deslocamento de 18.500 toneladas, e espaço para transportar entre 300 e 400 fuzileiros navais, seis tanques ou 30 veículos blindados leves, o HMS Bulwark representaria um reforço considerável para as capacidades anfíbias da Marinha do Brasil. O navio também possui a capacidade de operar helicópteros e embarcações de desembarque, características que agregam valor significativo para missões de projeção de força e assistência humanitária.

O HMS Albion e o HMS Bulwark entraram em serviço nos anos de 2003 e 2005, respectivamente. Apesar de seus poucos anos em operação, o Ministério da Defesa do Reino Unido avançou com sua retirada devido aos altos custos previstos para modernização e manutenção futuras. Como mencionamos, a decisão foi amplamente criticada internamente, diante da perda de capacidades e da possibilidade de que os navios sejam vendidos por um valor muito baixo.

Imagem de capa ilustrativa. Créditos: Crown Copyright – Royal Navy

Você pode estar interessado em: A Itália acusa o Reino Unido de não compartilhar tecnologias-chave para o desenvolvimento do novo caça de sexta geração (GCAP)

La entrada O Reino Unido confirma a intenção do Brasil de adquirir os navios anfíbios HMS Bulwark e HMS Albion aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.