Alta turbidez compromete abastecimento de água em Balneário Camboriú nesta terça

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) informa que, nesta terça-feira (6), está enfrentando uma situação atípica no sistema de tratamento de água em decorrência de uma elevada turbidez da água bruta captada na Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB), localizada em Camboriú. A causa principal foi uma descarga de sedimentos oriunda de uma empresa de extração de areia nas proximidades da captação.

Esse fator comprometeu o processo de tratamento na Estação de Tratamento de Água (ETA), exigindo a realização de descargas emergenciais nos decantadores, o que impacta diretamente na reposição de água aos reservatórios e pode provocar desabastecimento em alguns pontos da cidade ao longo do dia.

O tratamento de água será gradualmente restabelecido apenas no início da noite desta terça-feira, 06/05, e a normalização do abastecimento ocorrerá de forma progressiva.

(Divulgação/PMBC)

Recomendamos uso consciente e economia de água por toda a população, principalmente até o restabelecimento pleno das condições operacionais. A situação também pode provocar turbidez na água que chega às residências, especialmente nos imóveis com reservatórios próprios (cisternas). Nestes casos, a EMASA orienta que os síndicos e responsáveis técnicos avaliem a possibilidade de desligar temporariamente a entrada de água da rua para evitar a captação de água com coloração alterada.

A EMASA está mobilizada para mitigar os impactos e restabelecer o fornecimento o mais breve possível.

  • Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa)
  • Whats App – (47) 3261-0000
  • SAC: 0800-643 6272

Texto: Rafael Weiss

Adicionar aos favoritos o Link permanente.