Airbus entrega o primeiro de até 82 helicópteros para as Forças Armadas Alemãs

Airbus H145M

Menos de um ano após a assinatura do contrato, a Airbus Helicopters entregou o primeiro de até 82 H145Ms encomendados pela Alemanha em sua unidade de Donauwörth. A Bundeswehr (Forças Armadas Alemãs) nomeou seus novos H145Ms de “Leichter Kampfhubschrauber” (helicóptero de combate leve), ou LKH para abreviar. As missões do helicóptero incluem treinamento, reconhecimento, operações de forças especiais e ataque leve.

Este primeiro helicóptero é dedicado a operações de treinamento e será usado na base do Exército Alemão em Bückeburg. A primeira entrega de um H145M LKH na função de ataque leve para o cliente alemão está programada para 2025, conforme contratado. O treinamento dos pilotos da Bundeswehr começou já em agosto deste ano.

Em dezembro de 2023, a Bundeswehr e a Airbus Helicopters assinaram um contrato para a compra de até 82 helicópteros H145M multifuncionais (62 pedidos firmes mais 20 opções), o maior pedido já feito para o H145M e, consequentemente, o maior para o sistema de gerenciamento de armas HForce. O contrato também inclui sete anos de suporte e serviços, garantindo a entrada ideal em serviço e suporte. O Exército Alemão receberá 57 helicópteros, enquanto as forças especiais da Luftwaffe receberão cinco.

O H145M é um helicóptero militar multifuncional que fornece uma ampla gama de capacidades de missão. Em minutos, o helicóptero pode ser reconfigurado de uma função de ataque leve com armas balísticas axiais e guiadas e um sistema de autoproteção de última geração para uma versão de operações especiais com equipamento de rapel rápido. Os pacotes de missão abrangentes incluem recursos de içamento e carga externa.

A versão padrão dos H145Ms encomendados é equipada com provisões fixas, incluindo o HForce, o sistema de gerenciamento de armas desenvolvido pela Airbus Helicopters. Isso permite que a Bundeswehr treine seus pilotos no mesmo tipo de helicóptero usado para operação e combate. Transferências de tipo dispendiosas são eliminadas e o mais alto nível de profissionalismo será alcançado.

O H145M é a versão militar do testado e comprovado helicóptero leve bimotor H145. A frota global da família H145 acumulou cerca de oito milhões de horas de voo. Ele é usado por forças armadas e policiais em todo o mundo para as missões mais exigentes. A Bundeswehr já opera 24 helicópteros H145 para operações de forças especiais e missões de busca e salvamento. O Exército dos EUA emprega quase 500 helicópteros da família H145 sob o nome de UH-72 Lakota, que registraram mais de 1,5 milhão de horas de voo. Os operadores militares da família H145 são Hungria, Sérvia, Luxemburgo, Tailândia, Equador e Honduras. Pedidos recentes incluem Chipre, assinando para seis aeronaves, Bélgica para 17 e Brunei para seis.

Alimentado por dois motores Turbomeca Arriel 2E, o H145M é equipado com um controle digital de motor de autoridade total (FADEC). Além disso, o helicóptero é equipado com o conjunto de aviônicos digitais Helionix que, juntamente com o gerenciamento inovador de dados de voo, inclui um piloto automático de 4 eixos de alto desempenho, reduzindo a carga de trabalho do piloto durante as missões.

Leia também:

  • Open Fan será 20% mais eficiente do que os motores atuais
  • Operações aéreas na Revolução Constitucionalista
  • ATR desiste do projeto para pouso e decolagem em pista curta
Adicionar aos favoritos o Link permanente.