Primeiro dia de emissão dos novos cartões do transporte coletivo tem filas e reclamação de usuários


Unidades do Resolve Palmas da Avenida JK e Taquaralto, e sede da ATCP fazem os atendimentos das 8h às 18h e ficaram lotados nesta segunda-feira (5). Cobrança de R$ 4,85 começa no dia 12 de maio. Novo sistema de bilhetagem tem filas, demora e reclamações; saiba mais
A emissão dos novos cartões para o transporte coletivo de Palmas começou nesta segunda-feira (5), nas unidades do Resolve Palmas. Desde cedo, os usuários tiveram que enfrentar filas e reclamaram do atendimento. A correria para a troca é porque, a partir do dia 12 de maio, quando a tarifa voltará a ser cobrada, o cartão antigo não terá mais validade. A passagem custará R$ 4,85.
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A Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) informou que a população deve se adequar às novidades enquanto a cobrança da passagem foi suspensa, até o próximo domingo (11). Os créditos das carteirinhas serão transferidos automaticamente para o novo cartão.
Na unidade do Resolve Palmas da Avenida JK, teve gente que chegou cedo para solicitar a emissão, sendo que a unidade abre às 8h. Uma das usuárias que estava no local contou à TV Anhanguera que apesar de chegar cedo, por volta das 12 horas ainda não havia sido atendida e que havia duas pessoas atendendo o público.
“Saí de casa por volta de 8h da manhã, passei um bom tempo no ponto de ônibus no Aureny IV, cheguei aqui por volta e 9h e até agora estou aqui. Muito difícil”, contou a auxiliar de serviços gerais Rosinda Lima de Carvalho.
A dona de casa Josélia Rosa da Costa também esperou por muitas horas e reclamou que não havia nem água para os usuários, além da demora. “Sem ar condicionado, sem água, ta sem um copo para tomar. E a pressão alta, já fiquei tonta. Tenho lesão nos dois joelhos. Eles deviam ter programado mais, uma coisa mais bem feita, e prioridade pra gente que é idoso”, comentou.
Quem optou por fazer a troca dos cartões na unidade do Resolve Palmas, em Taquaralto, também encontrou filas e muito movimento. Desde o início do atendimento, a TV Anhanguera apurou que foram emitidas 500 senhas, mas até às 13h haviam sido atendidas cerca de 70 pessoas.
A doméstica Diana Batista Gomes teve que faltar o trabalho para tentar conseguir o novo cartão de ônibus. Mas no início da tarde não tinha previsão de quando seria atendida. “Estou com a ficha 333 e até agora ainda está na 72. É horrível porque a gente perde trabalho, vem para cá e não resolve nada”, lamentou.
Nas duas unidades, os bancos disponíveis não foram suficientes e as pessoas, principalmente estudantes que também dependem do cartão para irem para as escolas e faculdades, tiveram que sentar no chão para aguardar o atendimento.
Lotação no Resolve Palmas de Taquaralto
Reprodução/TV Anhanguera
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Pelas redes sociais, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), publicou um vídeo nesta segunda-feira (5) com o intuito de tranquilizar os palmenses, afirmando que não tem necessidade para correria e que haverá tempo suficiente para que os cartões sejam emitidos aos usuários no prazo. “Não é preciso desespero, nem pressa, nem agonia”, disse no vídeo.
O prefeito também explicou que mandou ampliar os atendimentos para que as pessoas recebam atenção digna durante a solicitação dos cartões.
“Nós já estamos fazendo o abastecimento, mas você tem todos esses dias pela frente, até o dia 12 [de maio] para fazer a transferência dos créditos do seu cartão. Então, com tranquilidade, vamos ampliar o atendimento e você vai poder fazer isso com tempo, com calma”, completou.
O superintendente do sistema de bilhetagem da ATCP, Odenilson dos Santos, também afirmou que o tempo dado à população é suficiente para a migração.
“A gente tem trabalhado os meios de comunicações para que os usuários busquem esses locais para fazer toda essa migração da carteirinha. Então a gente acredita que vai dar tempo”, explicou.
O superintendente afirmou ainda que quem não conseguir fazer a troca das carteirinhas deverá pagar a passagem em dinheiro. “E vai ser contínuo o serviço, a empresa, o mutirão para essas mudanças de carteirinha. Ela vai continuar das 8h às 18h nesses locais [unidades do Resolve Palmas]”, completou.
Em nota, a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) esclarece que os créditos das atuais carteirinhas dos usuários do transporte público da Capital serão mantidos e que nenhum usuário ficará prejudicado no período de transição.
Quem não conseguir solicitar a nova carteirinha poderá fazer isso após o início da operação do novo sistema, o cadastro será contínuo, e o usuário poderá continuar usando o transporte coletivo pagando com dinheiro.
Íntegra da nota da ATCP
A Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) esclarece que os créditos das atuais carteirinhas dos usuários do transporte público da Capital serão mantidos e que nenhum usuário ficará prejudicado neste período de transição do sistema.
O cadastro para emissão do novo cartão pode ser feito na sede da ATCP e nos pontos Resolve Palmas, JK e Taquaralto, gratuitamente.
A nova operação com a frota zero quilômetro começa na quarta-feira, 7, e a tarifa se mantém gratuita até o dia 11. No dia 12, começa a cobrança no valor de R$ 4,85. Vale ressaltar que o serviço de cadastro é contínuo, ou seja, quem não conseguir fazer até o dia 11 de maio, terá a opção de usar o transporte, pagando com dinheiro.
A ATCP reforça que, apesar do aumento no fluxo de pessoas nesta segunda-feira, 5, a prioridade é atender a todos com agilidade. A Agência pede a compreensão de toda a população e reforça que está trabalhando para oferecer um transporte coletivo de qualidade para todos.
Cartão de recarga do novo sistema de ônibus de Palmas
Divulgação/ATCP
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