Brixton Storr 500: a mini Norden 901 para combater a nova Himalayan 450

A Brixton Storr 500 irrompe no efervescente mercado de aventureiras de média cilindrada, apresentando uma proposta austríaca que equilibra um design atraente, um conjunto de equipamentos robusto e um preço altamente competitivo. A motocicleta trail, que surpreendeu o público alguns meses atrás como um conceito ambicioso, chega com o claro objetivo de confrontar diretamente a popular Royal Enfield Himalayan, compartilhando com ela não apenas o segmento, mas também uma notável semelhança estética “neo-retro”.

imagem da nova Brixton Storr 500
Brixton Storr 500 – foto: Divulgação

Uma análise da porção traseira da Storr 500 revela uma familiaridade impressionante com a aventura indiana, especialmente na área da rabeta e na seção central da moto. Na dianteira, o farol redondo evoca a Himalayan, mas ganha uma identidade própria através de uma estrutura protetora que remete inegavelmente à sofisticada Husqvarna Norden 901, a trail mais equipada da marca sueca. Essa fusão de influências visuais confere à Brixton Storr 500 um charme único.

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Em termos de equipamentos e proposta, a Honda NX500 surge como um rival ainda mais direto para a Storr 500. Ambas compartilham a configuração de rodas raiadas de 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, um arranjo que define a Brixton como um crossover com vocação tanto para o asfalto quanto para caminhos não pavimentados – um perfil mais versátil que o da Himalayan (21 e 18 polegadas).

imagem do farol em led da nova Brixton Storr 500
Brixton Storr 500: uma mini Norden 901 – foto: Divulgação

A similaridade com a NX500 se estende ao motor: um eficiente bicilíndrico paralelo de 486 cm³ com refrigeração líquida, capaz de entregar 48 cv de potência a 8.500 rpm e um torque máximo de 4,5 kgf.m a 6.750 rpm – apenas um cavalo a mais que a Honda. Este mesmo propulsor já equipa outros modelos da Brixton, como a Crossfire 500, atestando sua confiabilidade.

Na ciclística, a Storr 500 conta com um chassi tubular robusto, complementado por um garfo dianteiro invertido que promete boa absorção de impactos e um amortecedor traseiro progressivo, acoplado a uma balança de aço. A frenagem é garantida por um disco dianteiro de 320 mm mordido por uma pinça radial de quatro pistões, e um disco traseiro de 240 mm, ambos assistidos por um sistema ABS que oferece a conveniência de ser desativado para quem busca maior controle em terrenos soltos.

imagem do piloto em ação na terra com a Brixton Storr 500
Brixton Storr 500 é nova referência da categoria – foto: Divulgação

Entre os números que merecem destaque, a Brixton Storr 500 registra um peso em ordem de marcha de 209 kg, uma altura de assento de 839 mm, considerada bastante acessível para o segmento, e uma capacidade de tanque de combustível de 16 litros, oferecendo boa autonomia.

No quesito equipamentos de série, a Storr 500 não decepciona, incluindo faróis de neblina para maior visibilidade, iluminação full LED para segurança e modernidade, uma prática porta USB para carregar dispositivos móveis, um moderno painel de instrumentos TFT e protetores de mão para maior conforto. Inicialmente disponível em duas cores – verde e preto – especula-se que uma atraente variante “arena”, que ganhou visibilidade nas redes sociais, possa ser adicionada à linha em breve.

imagem lateral da nova Brixton Storr 500
Pacote completo para aventuras – foto: Divulgação

No competitivo mercado europeu, a Brixton Storr 500 chega com um preço de 6.199 euros, posicionando-se cerca de 400 euros acima da Royal Enfield Himalayan, mas significativamente abaixo da Honda NX500, comercializada por 7.425 euros com equipamentos bastante semelhantes. Essa estratégia de preço agressiva, combinada com um design interessante e um bom pacote de equipamentos, torna a Brixton Storr 500 uma forte candidata a conquistar os aventureiros de média cilindrada.

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