Tempestade de poeira ‘engole’ cidades em 3 países no Oriente Médio

Diferentes cidades da Arábia Saudita, da Jordânia e do Kuwait escureceram por conta de uma forte tempestade de poeira que atingiu a região neste domingo (4), causando transtornos na locomoção, cancelamento de voos e mortes. As autoridades locais emitiram alertas relacionados aos possíveis efeitos do fenômeno nos próximos dias. Também foram registradas enchentes na região, devido a chuvas que acompanharam o fenômeno.

A tempestade de areia gerou condições caóticas. Uma enorme “parede” de poeira cobriu o céu, dando a impressão de que o dia havia se transformado em noite e exigindo evacuações de emergência das áreas afetadas.

O Centro Nacional de Meteorologia da Arábia Saudita emitiu alerta vermelho em cinco regiões, incluindo a capital Riad. As autoridades pediram aos moradores que permaneçam em casa, evitem áreas abertas e limitem as viagens, especialmente em rodovias e estradas expostas.

 

Moradores da província de Al Qassim, na região central do país, também sofreram com os efeitos da tempestade. Em entrevista ao portal Gulf News, o meteorologista Abdullah Al Misnad atribuiu o fenômeno a fortes correntes descendentes de nuvens cumulonimbus -nuvens verticais impulsionadas pela gravidade e cujas características podem produzir efeitos intensos, como chuva, raios e fortes ventos – que geram paredes de poeira “intensas e velozes”. “Essas paredes [de poeira] podem atingir até 2 quilômetros de altura e ventos de até 100 quilômetros por hora, representando grandes riscos para o transporte aéreo e terrestre”, explicou o especialista.

Os ventos carregados de poeira provocaram caos no Kuwait. Segundo o Gulf News, as rajadas de vento atingiram o país a mais de 100 quilômetros por hora. Com uma visibilidade de menos de 300 metros, os voos locais foram desviados e os portos de Shuwaikh e Shuaiba, fechados. As aeronaves que pousaram no país enfrentaram “condições tensas”, de acordo com o portal, que relata que as operações no Kuwait foram retomadas na manhã de hoje, com a melhora das condições climáticas no país.

Conforme especialistas ouvidos pelo Gulf News, o Kuwait está atualmente no período conhecido como “Sarayat”. A transição sazonal é considerada “volátil” e é conhecida por mudanças atmosféricas rápidas, tempestades e poeira densa.

Na Jordânia, a tempestade de poeira causou inundações repentinas em áreas baixas. Em Petra, uma das atrações turísticas mais visitadas do país, as autoridades evacuaram centenas de visitantes na tarde de ontem, depois que as enchentes atingiram partes do sítio arqueológico. Segundo o Gulf News, mais de 1.700 turistas estavam presentes no local quando as equipes da Defesa Civil implementaram os protocolos de emergência por conta da rápida elevação do nível da água.

Uma mulher belga e um de seus filhos morreram na enchente. A Diretoria de Segurança Pública da Jordânia informou que as equipes de busca e salvamento continuam os esforços para localizar pessoas desaparecidas.

O tráfego aéreo continua sofrendo as consequências da tempestade de poeira. Conforme o Gulf News, um voo que saiu de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, nessa madrugada tinha como destino a cidade de Riad, mas foi desviado para o Bahrein por conta do clima instável.

Alertas indicam que a tempestade de areia pode ter efeitos estendidos. Avisos meteorológicos de chuva forte, granizo e ventos intensos permanecem em vigor em diversas regiões do Oriente Médio. As condições de visibilidade e possíveis perigos no trânsito, por exemplo, podem persistir pelas próximas horas, até a total dissipação das nuvens de poeira. Segundo o Gulf News, as nuvens de poeira estão se locomovendo e atingindo as cidades de Dubai e Abu Dhabi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.