Trump impõe taxa de 100% a filmes estrangeiros e cita ‘ameaça à segurança nacional’

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, impõe 100% de taxa a filmes estrangeiros

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, impõe 100% de taxa a filmes estrangeiros – Foto: Roberto Schmidt/AFP/ND

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, anunciou uma tarifa de 100% para filmes estrangeiros. A medida foi divulgada no domingo (4), em sua rede social, a Truth Social. De acordo com o político republicano, a indústria de filmes do país está tendo “uma morte muito rápida”.

O presidente ainda classificou os incentivos de outros países para atraírem cineastas dos EUA como uma “ameaça à segurança nacional”. A medida tem efeito imediato.

A taxa a filmes estrangeiros será implementada pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos. A decisão é válida tanto para filmes “completamente” estrangeiros, quanto para filmes de produtoras americanas filmados em outros países.

“Outros países estão oferecendo todos os tipos de incentivos para atrair nossos cineastas e estúdios para fora dos Estados Unidos. Hollywood e muitas outras áreas estão sendo devastadas”, declarou Trump.

Republicano alega que incentivos de outros países para atraírem cineastas estão destruindo a indústria de filmes dos Estados Unidos

Republicano alega que incentivos de outros países para atraírem cineastas estão destruindo a indústria de filmes dos Estados Unidos – Foto: Roberto Schmidt/AFP/ND

Trump não divulgou como vai implementar taxa a filmes estrangeiros

O presidente dos EUA não detalhou como as tarifas seriam impostas. Não foi divulgado se as taxas seriam aplicadas a filmes em serviços de streaming ou aos exibidos no cinema. Empresas americanas de mídia, como a Netflix e a Universal Pictures, costumam filmar em outros países.

A produção cinematográfica tem saído de Hollywood nos últimos anos, buscando locais que tenham incentivos fiscais para filmagens mais baratas. Conforme a FilmLA, organização que acompanha a produção em Los Angeles, o número de filmes e programas de TV na cidade caiu em quase 40% na última década.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.