ENART 2024: Alegrete se destaca com CTG Farroupilha e GNI entre os melhores grupos do estado

O ENART (Encontro de Artes e Tradição Gaúcha) 2024 chegou ao fim neste domingo (17) em Santa Cruz do Sul, coroando o talento e dedicação de grupos tradicionalistas de todo o estado. Representando Alegrete, o CTG Farroupilha e o Grupo Nativista Ibirapuitã (GNI) brilharam na competição, alcançando, respectivamente, o 12º lugar e o 9º lugar na classificação geral. O CTG Ronda Charrua foi o grande campeão.

Desempenho do CTG Farroupilha

Primeiro a subir ao palco no domingo de finais, às 10h40, o CTG Farroupilha apostou na força técnica de suas coreografias para impressionar os jurados. Sob a orientação do coreógrafo e instrutor Rodrigo Guterres, o “Bolinha”, o grupo apresentou quatro danças: as sorteadas foram Quatro Passes, Chico Sapateado e Pau de Fita, enquanto a escolhida como “dança ouro” foi a Tirana do Lenço.

Bolinha destacou os desafios enfrentados pelos dançarinos, que realizaram suas apresentações em condições de calor extremo, com sensação térmica superior a 40°C. “Foi um teste físico e técnico. O Pau de Fita, em especial, é uma das danças mais desgastantes e universais do nosso folclore, o que aumentou ainda mais o nível de exigência”, afirmou.

Embora o grupo esteja em formação, a performance foi avaliada como positiva, com alinhamento e técnica consistente. “Representar Alegrete e chegar à final já é uma vitória. Estamos felizes com o resultado e certos de que nosso trabalho ao longo do ano foi bem representado”, acrescentou Bolinha. Agora, o CTG Farroupilha já se prepara para os desafios do ENART 2025.

A performance do Grupo Nativista Ibirapuitã

O Grupo Nativista Ibirapuitã entrou em cena no início da noite, por volta das 19h, apresentando-se com as danças sorteadas Quero Mana, Chimarrita Balão e Pau de Fita, além da “dança ouro” escolhida: Chico Sapateado.

Sob a coreografia de Alex Balaca e a liderança dos instrutores Rafael Machado e Tayara Carus, o grupo trouxe uma homenagem ao povo andino, com uma apresentação vibrante e culturalmente rica que impressionou os jurados e assegurou o 4º lugar.

Leia mais: Carlos Florindo- o samuzeiro que se aposentou e tem paixão em socorrer e ajudar pessoas em Alegrete

A preparação para o ENART incluiu dedicação intensa, com investimento em coreografias e ensaios técnicos. “O compromisso e o amor pela tradição foram determinantes para nosso resultado. Estamos orgulhosos de representar Alegrete em um evento de tamanha relevância”, destacaram os instrutores.

Alegrete no mapa da tradição

Os resultados expressivos do CTG Farroupilha e do Grupo Nativista Ibirapuitã no ENART 2024 reforçam o protagonismo de Alegrete no cenário da tradição gaúcha. A competição, que reuniu os 20 melhores grupos do estado, mais uma vez destacou a importância da cultura tradicionalista e o talento de seus representantes.

Classificação

DANÇAS TRADICIONAIS FORÇA A

1º lugar – CTG Ronda Charrua – 25ª RT
2º lugar – CTG Tiarayu – Porto Alegre – 1ª RT
3º lugar – DTG Poncho Verde – Panambi – 9ª RT
4º lugar – PTG Bocal de Prata – Osório – 23ª RT
5º lugar – CTG Rancho da Saudade – Cachoeirinha – 1ª RT

O post ENART 2024: Alegrete se destaca com CTG Farroupilha e GNI entre os melhores grupos do estado apareceu primeiro em Alegrete Tudo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.