Nvidia quer transferir produção de chips para os EUA

A Nvidia anunciou que planeja produzir chips de supercomputadores de inteligência artificial nos Estados Unidos pela primeira vez, em resposta à guerra comercial imposta por Donald Trump contra a China.

Com a decisão, a empresa já comissionou mais de 1 milhão de metros quadrados em espaço de manufatura para construir e testar seus chips em Phoenix, no Arizona, e duas plantas de construção de supercomputadores em Houston e Dallas, no Texas.

Segundo a NBC News, as produções em Phoenix já começaram, mas a expectativa é que o projeto leve pelo menos um ano para atingir a produção máxima em ambas plantas.

Para reforçar o compromisso, a Nvidia assinou planos para investir centenas de bilhões de dólares em infraestrutura de IA nos Estados Unidos dentro dos próximos quatro anos, junto a empresas como Foxconn, com quem a Apple já trabalha.

Similarmente, a fabricante do iPhone estaria planejando transferir a montagem de mais de 60 milhões de celulares anualmente, destinados ao mercado dos Estados Unidos, para a Índia, em busca de depender menos da fabricação chinesa, até o final de 2026.

O conflito iniciado por Trump já eleva a taxa de exportações chinesas para os Estados Unidos em até 245% e as taxas de importações estadunidenses para a China em 125%.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.