Thunderbolts*: por que novo filme da Marvel tem asterisco no título?

Thunderbolts* já está em cartaz no Brasil e traz de volta diversos personagens já conhecidos dos fãs do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel). Mas para além da formação de uma nova equipe de heróis da Marvel, um pequeno detalhe habita há anos na cabeça do público: o que significa o asterisco no título?

Vale lembrar que, inicialmente, o filme não tinha um asterisco no título. Após algumas remodulações promovidas pela equipe criativa de Kevin Feige, um novo logo foi revelado com a adição do sinal gráfico – atitude que colocou uma pulga atrás da orelha em muitos fãs, que começaram a criar as mais diversas teorias sobre o seu significado.

As teorias mais vistas em fóruns e redes sociais trabalhavam com detalhes absorvidos dos quadrinhos da Marvel. Parte dos fãs apostavam na formação do grupo chamado Novos Vingadores, enquanto outro grupo achava que o asterisco era uma mera brincadeira com o fato de que alguns membros dos Thunderbolts “originais” do filme morreriam, e que novos personagens integrariam a formação final. Será que algum deles acertou? Veja abaixo, mas cuidado com spoilers.

Qual é o significado do asterisco em Thunderbolts?

Para a alegria de uma parcela do público, uma destas teorias estava correta. No final do filme, após acabar com a ameaça do Vazio (Lewis Pullman) e derrotar a versão sombria do Sentinela, os Thunderbolts remanescentes – John Walker/Agente Americano (Wyatt Russell), Yelena Belova/Viúva Negra (Florence Pugh), Alexei Alanovich Shostakov/Guardião Vermelho (David Harbour), Bucky Barnes/Soldado Invernal (Sebastian Stan), Fantasma (Hannah John-Kamen) – são anunciados por Valentina Allegra de Fontaine (Julia Louis-Dreyfus) como os Novos Vingadores.

Desde o princípio, enquanto trabalhava para criar o soro que deu origem aos poderes do Sentinela, Valentina queria criar um herói capaz de substituir os Vingadores, que deixaram de existir após a batalha contra Thanos (Josh Brolin). Como os Thunderbolts, que nunca haviam sido anunciados oficialmente com este nome, foram capazes de derrotar o Vazio, a diretora da CIA reuniu a imprensa para anunciar a formação dos Novos Vingadores e evitar que o congresso dos Estados Unidos avançasse com o pedido de impeachment que a tiraria do cargo.

O filme dos Thunderbolts conta com uma equipe formada inteiramente pelos anti-heróis do MCU: John Walker/Agente Americano (Wyatt Russell), Yelena Belova/Viúva Negra (Florence Pugh), Alexei Alanovich Shostakov/Guardião Vermelho (David Harbour), Bucky Barnes/Soldado Invernal (Sebastian Stan), Fantasma (Hannah John-Kamen) e Treinadora (Olga Kurylenko).

O grupo será liderado por Valentina Allegra de Fontaine (Julia Louis-Dreyfus) — e o elenco ainda vai contar com Geraldine Viswanathan e Lewis Pullman. Paralelamente, a Marvel também tem dois outros grandes lançamentos em 2025: Capitão América: Admirável Mundo Novo, primeiro filme do herói com Sam Wilson sob o manto, e Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, longa que marca a estreia da família de heróis na Marvel após duas franquias produzidas pela Fox nos anos 2000 e 2010.

Nos quadrinhos, os Thunderbolts foram introduzidos em uma edição de 1997 de O Incrível Hulk. O time é uma criação de Kurt Busiek e Mark Bagley, e trouxe em sua primeira formação personagens como Hulmut Zemo, Atlas, Golias, Rocha Lunar, Soprano e Gavião Arqueiro.

Thunderbolts* chega aos cinemas em 1º de maio, enquanto Quarteto Fantástico: Primeiros Passos estreia nos cinemas brasileiros em 24 de julho de 2025. Ambos os filmes começam a preparar o terreno para o futuro do MCU, com o Quarteto sendo o responsável por começar a Fase 6 do MCU, que terminará com Vingadores: Doomsday e Vingadores: Guerras Secretas em 2026 e 2027, respectivamente.

Os filmes trazem Robert Downey Jr., que interpretou o lendário Homem de Ferro na Marvel, como o vilão Doutor Destino, principal algoz do Quarteto e um dos grandes vilões da Marvel nos quadrinhos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.