Primeiro Festival de Cinema de Pilar será realizado em homenagem aos cem anos do Cine Pilarense

O 1º Festival de Cinema de Pilar será realizado entre os dias 22 e 24 de maio deste ano no coração da cidade, localizado no Centro Histórico, em homenagem aos cem anos do Cine Pilarense, um espaço de resistência e difusão audiovisual que marcou gerações. A proposta central do evento é celebrar a riqueza cultural, histórica e social da região, destacando histórias e talentos locais por meio da linguagem cinematográfica e promovendo acesso à cultura e ao turismo.

O festival reunirá cerca de 14 curtas-metragens distribuídos em três mostras do cinema brasileiro: Cine Brasil – mostra de filmes nacionais; Mostra Manguaba – exibição de filmes alagoanos; e Mostra Pequeno Bagre – cinema infanto-juvenil. Três filmes dessas mostras foram produzidos em Pilar. O objetivo é levar entretenimento e informação por meio de filmes dos mais variados gêneros, além de oficinas e apresentações culturais.

As mostras não terão o formato de competição. Todos os representantes dos filmes, que foram selecionados através da curadoria do festival, receberão troféus em reconhecimento aos trabalhos.

A população e os espectadores serão levados a refletir sobre suas vivências e, a partir delas, pensar narrativas que contemplem questões sociais, de gênero, raça, territorialidade e identidade, promovendo, assim, o incentivo à cultura cinematográfica no município.

“Nosso objetivo é criar momentos mágicos, transformando espaços urbanos e equipamentos culturais em lugares de pertencimento à cultura.  Queremos levar a arte para onde as pessoas estão, garantindo que todos tenham a chance de apreciar filmes e apresentações, independentemente de onde vivem. Queremos tornar a arte cinematográfica acessível a diferentes camadas da sociedade”, afirmou o cineasta alagoano e diretor-geral do festival, Dário Júnior, que também é representante da produtora InReais Filmes.

Cine Pilarense: a Fênix de Pilar

Intitulado inicialmente de Cine Éden, o Cine Pilarense surgiu em 1924 com projeções de filme mudo, sem a instalação de um sistema de som. Segundo os moradores da região, os filmes eram acompanhados pelo toque do piano ministrado por Dona Maria Eunice que ficava ao lado do palco do cinema. Nesta época, o proprietário era Vespertino Lima e o endereço era a Rua João Carlos Cabral, no Centro do município.

Por falta de manutenção, o cinema foi fechado. Após 30 anos de portas fechadas, o local passou por uma reforma estrutural e foi reaberto em 2021, funcionando aos domingos com exibição gratuita de filmes.

Considerado um dos principais cinemas de rua da cidade e do estado, o Cine Pilarense se chama “Fênix de Pilar” por ser um local que literalmente ressurgiu das cinzas e por ser um símbolo de resistência cultural.

O festival faz parte do projeto que foi contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult). O festival também tem a realização da Inreais Filmes, o apoio da Prefeitura de Pilar, através da Secretaria de Educação e Cultura, da Secretaria de Turismo e Eventos, da Casa da Cultura de Pilar, além da Bombix e Sambacaitá Produções.

SERVIÇO

1º Festival de Cinema de Pilar
Data: 22, 23 e 24 de maio
Horário: 19h
Ingressos: entrada gratuita
Mais informações: (82) 999829628 (Jamerson)  |  (82) 98818-2147 (Dário)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.