A Força Aérea de Portugal se prepara para receber seus primeiros novos aviões de ataque Embraer A-29N Super Tucano

Como parte do processo de renovação de suas capacidades aéreas, a Força Aérea Portuguesa (FAP) prepara-se para incorporar os primeiros aviões de ataque leve Embraer A-29N Super Tucano, uma variante especialmente desenvolvida segundo os padrões da OTAN. O contrato para estas aeronaves foi assinado em 16 de dezembro de 2024 para doze unidades, que deverão ser entregues até o final do ano, marcando um marco ao tornar Portugal o primeiro operador europeu deste modelo. A aquisição está inserida no programa de Apoio Aéreo Próximo (OCMA), destinado a reforçar missões de treino, vigilância, apoio de fogo e intervenção tática.

A aquisição faz parte do programa de Apoio Aéreo Próximo (OCMA), inserido na Lei de Programação Militar (LPM), revista em agosto de 2023, que destina 180,5 milhões de euros ao projeto. Esta iniciativa responde às necessidades estratégicas definidas na chamada Visão Militar 2022–2034, que prioriza plataformas de asa fixa capazes de operar em ambientes permissivos e semipermissivos, incluindo possíveis desdobramentos em África sob missões como a das Nações Unidas na República Centro-Africana (MINUSCA).

Os A-29N serão destinados à Esquadra 103 “Caracóis” e substituirão as capacidades deixadas pela retirada dos jatos Dassault/Dornier Alpha Jet em janeiro de 2018. Além do treinamento avançado de pilotos, as novas aeronaves desempenharão funções de apoio aéreo próximo (CAS), inteligência, vigilância, reconhecimento (ISR) e coordenação de ataques aéreos a partir do solo (JTAC).

Portugal também terá um papel ativo na produção dessas aeronaves: a empresa OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, subsidiária da Embraer – participará da montagem parcial dos A-29N. Em agosto de 2024, a Embraer anunciou um investimento de 90 milhões de euros na OGMA, com o objetivo de triplicar suas receitas anuais e reforçar seu papel industrial. Além disso, a OGMA também estará envolvida na adaptação do transporte KC-390 para operações dentro da OTAN.

Características do A-29N Super Tucano
O A-29N, apresentado em abril de 2023 durante a feira LAAD Defence & Security, é uma evolução do consagrado Embraer Super Tucano, com adaptações específicas para atender aos requisitos de interoperabilidade da OTAN. Entre suas principais melhorias, destacam-se:

  • Sistema de comunicações e navegação compatível com rádios V/UHF, terminal SATCOM, módulo DACAS (Digital Close Air Support) e enlace de dados Link 16.
  • Capacidade de transmissão de vídeo em tempo real para unidades terrestres via compatibilidade com sistemas ROVER.
  • Conjunto completo de autodefesa, incluindo alertas eletrônicos (RWR) e contramedidas (Chaff/Flares).
  • Sensor eletro-óptico avançado para missões ISR.
  • Aumento do alcance e da autonomia para operações prolongadas.
  • Armamento integrado à fuselagem com duas metralhadoras M3P calibre 12,7×99 mm, além da capacidade de empregar armamento guiado e pods lançadores de foguetes.

Imagem de capa: Embraer.

Você pode estar interessado em: Portugal se junta aos estudos que a Força Aérea Brasileira e a Embraer iniciarão para equipar os KC-390 com capacidades ISR

La entrada A Força Aérea de Portugal se prepara para receber seus primeiros novos aviões de ataque Embraer A-29N Super Tucano aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.