Secretário de Transportes Americano faz duras críticas ao controle do trafego aéreo nos EUA

O secretário de Transportes, Sean Duffy, fez duras críticas na quarta-feira (30) no sistema de controle do trafego aéreo dos Estados Unidos.

Duffy levantou preocupações sobre a infraestrutura de controle de tráfego aéreo atual dos EUA durante uma reunião de gabinete televisionada, depois que o presidente Donald Trump disse que pediria ao Congresso financiamento para o novo sistema.

“Se não construirmos um sistema totalmente novo, haverá falhas e pessoas perderão suas vidas”, disse Duffy.

Trump culpou o ex-secretário de transportes Pete Buttigieg por não modernizar adequadamente as torres dos controladores de tráfego aéreo durante o governo Biden.

“Este Buttigieg fez um trabalho horrível. Eles desperdiçaram bilhões e bilhões de dólares”, afirmou Trump, acrescentando que “um aluno da terceira série saberia que não funciona”.

A Administração Federal de Aviação (FAA) vem trabalhando há anos para modernizar sua gestão de tráfego aéreo, visando aumentar a segurança e a eficiência. O programa, conhecido como ” NextGen “, tem metas específicas a serem cumpridas pela FAA, mas sua implementação tem sido lenta.

Além da implementação lenta, a FAA enfrenta problemas para recrutar e manter controladores de tráfego aéreo.

Os problemas na FAA aumentaram desde que um avião comercial colidiu com um Black Hawk em janeiro, matando todas as 67 pessoas em ambas as aeronaves.

“Nosso sistema é seguro, mas seria de se esperar que alguém percebesse que há um problema com aeronaves de asa fixa e helicópteros chegando ao DCA”, disse Duffy. Trump afirmou que um novo sistema teria evitado o acidente mortal.

Duffy disse que seria necessária a ajuda do Congresso para financiar o novo sistema, que, segundo ele, seria a “inveja do mundo”.

O Comitê de Transporte e Infraestrutura da Câmara está analisando uma proposta para alocar US$ 12,5 bilhões até 2029 para a substituição de instalações antigas de controle de trafego aéreo, incluindo torres de controle, sistemas de radar e infraestrutura de telecomunicações, além de US$ 1 bilhão para a contratação de controladores de tráfego aéreo.

O presidente Donald Trump disse na quarta-feira que a Raytheon Technologies e IBM podem obter o contrato para modernizar o sistema de controle de tráfego aéreo dos EUA.

“Temos equipamentos muito obsoletos para controle de tráfego aéreo”, disse Trump durante uma reunião de gabinete na Casa Branca, acrescentando que há cinco empresas que poderiam realizar o trabalho. “Queremos instalar um sistema de controle de tráfego aéreo totalmente novo.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.