Guia do banho: 5 práticas essenciais segundo dermatologistas

O hábito do banho ajuda o organismo a se manter saudável e equilibrado, eliminando impurezas, inclusive as causadas pela poluição e pelo suor, trazendo sensação de bem-estar. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) criou um guia do banho — uma série de práticas necessárias para a higiene e cuidado do corpo que reforçam a importância desse momento em nossa rotina. A seguir, confira o que dizem os dermatologistas.

Guia do banho
FreePik

1. O banho não compromete a hidratação cutânea

A rotina de limpar o corpo com o banho diário com água fria ou morna não compromete a camada de sebo que ajuda na hidratação da pele.

2. Sabonetes antissépticos devem ser usados com cautela

Não se recomenda o uso rotineiro e indiscriminado de sabonetes antissépticos em todo o corpo, pois geralmente eles possuem um pH alcalino (alto), o que danifica a integridade da barreira natural da pele.

3. O uso de hidratante deve ser feito logo após o banho

Recomenda-se o uso de hidratante logo após a ducha. Se possível, ainda dentro do banheiro. Essa ação facilita a penetração do creme na pele.

4. O banho frio possui benefícios

A água quente contribui com o ressecamento da pele e dos cabelos. Por outro lado, a água fria ajuda a aumentar os níveis de alerta e a liberação de endorfina.

5. 10 minutos são suficientes

Por fim, o banho deve ser curto. O tempo de duração varia de cinco a dez minutos. Além, disso, recomenda-se o uso de água fria ou morna, evitando a temperatura elevada.

Se você gostou do conteúdo, assine a nossa newsletter e receba atualizações em seu e-mail.

O post Guia do banho: 5 práticas essenciais segundo dermatologistas apareceu primeiro em Like Magazine.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.