A Força Aérea dos EUA está considerando a implantação permanente de seus caças furtivos F-35A na Coreia do Sul

Para fortalecer suas capacidades de dissuasão na região, a Força Aérea dos EUA está considerando a implantação permanente de seus avançados caças furtivos F-35A na Coreia do Sul. Até agora, esses caças só foram mobilizados como parte de exercícios de treinamento combinados entre os dois países. O desenvolvimento, se confirmado, representaria um salto significativo nas capacidades das forças ali destacadas, considerando que, dada a aposentadoria planejada de suas aeronaves A-10 neste ano, elas teriam apenas caças F-16.

A informação em questão vazou esta semana pela mídia local sul-coreana, que afirma que fontes familiarizadas com o assunto disseram que a Força Aérea dos EUA consideraria mobilizar até dois esquadrões, cada um composto por cerca de 20 aeronaves. Para resumir algumas dessas declarações: “As Forças Armadas dos EUA planejam implantar F-35As permanentemente na Base Aérea de Kunsan. Um esquadrão será implantado primeiro (nota do editor: permanentemente), e há a possibilidade de implantar outro esquadrão em rodízio.

Vale lembrar que a menção à Base Aérea de Kunsan não é acidental, já que nos últimos meses a Força Aérea dos EUA anunciou duas vezes planos de realocar a maior parte de seus F-16 de lá para a Base Aérea de Osan para a formação de dois “superesquadrões” de caças. A primeira ocasião foi em julho do ano passado, quando a instituição anunciou a intenção de realocar até 31 aeronaves para a base localizada a apenas 80 quilômetros da DMZ. Na semana passada, anunciou sua intenção de realocar as aeronaves restantes para formar o segundo superesquadrão em Osan. Isso liberaria vagas significativas em Kunsan para possível implantação de caças de quinta geração.

Por outro lado, vale ressaltar que os F-35 dos EUA não operariam ao lado de forças não familiarizadas com a plataforma, já que a Coreia do Sul também adquiriu seus próprios F-35. Até hoje, a Força Aérea Sul-Coreana tem um total de 39 aeronaves, do lote original de 40 encomendadas por Seul a Washington; A unidade desaparecida foi aposentada em 2023 após sofrer um grande acidente. Além disso, de acordo com relatos locais, o país asiático está supostamente procurando avançar com a adição de mais 20 unidades para expandir seu estoque.

Para finalizar, vale ressaltar que, mesmo antes de isso ser oficialmente confirmado, analistas sul-coreanos permanecem vigilantes sobre uma possível reação adversa da Coreia do Norte a tal implantação. Considerando que o país é considerado sua principal ameaça geopolítica, isso não é surpreendente, embora possamos dizer que o equilíbrio entre as capacidades de ambas as Forças Aéreas está absolutamente inclinado a favor de Seul. Como informamos no final do ano passado, Pyongyang continua esperando uma possível chegada de caças MiG-29 e Su-27 de fabricação russa para renovar sua antiga frota de caças, composta por aeronaves MiG-17, MiG-19 e MiG-21; Nenhum deles chega perto de rivalizar com os sul-coreanos F-16, F-15K e F-35.

*Imagens utilizadas para fins ilustrativos

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