Conta de luz fica mais cara em maio com ingresso da bandeira amarela

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que, a partir de maio, será implementada a bandeira tarifária amarela nas contas de energia elétrica.

A medida significa um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. A mudança ocorre devido à redução das chuvas e à transição para o período seco do ano, o que impacta a geração de energia, especialmente nas hidrelétricas.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Até dezembro de 2024, o sistema de bandeiras estava na bandeira verde, sem custos adicionais. No entanto, com a menor geração de energia proveniente das hidrelétricas, a necessidade de acionar usinas termelétricas, que geram energia mais cara, levou à alteração.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias ajusta o preço da energia conforme as condições de geração. Quando a bandeira é verde, não há acréscimo. Já nas bandeiras amarela e vermelha, a conta de luz sofre aumentos, refletindo o custo mais elevado da geração de energia.

Foto: Décio Marini

O post Conta de luz fica mais cara em maio com ingresso da bandeira amarela apareceu primeiro em Alegrete Tudo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.