A Embraer demonstrará as capacidades do KC-390 Millennium para as Forças Armadas dos EUA e aliados em Las Vegas

Na 47ª conferência ARSAG (Aerial Refueling Systems Advisory Group), realizada de 29 de abril a 1º de maio em Las Vegas, a Embraer está exibindo as capacidades de sua aeronave KC-390 Millennium para representantes das Forças Armadas dos EUA e nações aliadas. A participação representa uma nova oportunidade para a empresa brasileira mostrar a aeronave, que atualmente opera em diversas forças aéreas e passa por expansão.

Durante o dia de abertura do evento, o presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Costa Junior, participou do painel de líderes do setor, ao lado de altos executivos do setor, como Richard J. Sullivan, da Northrop Grumman. O painel foi moderado pelo tenente-general aposentado da USAF John B. Sams Jr., presidente do conselho do ARSAG. Paralelamente, um KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB) está em exposição no Aeroporto Internacional Harry Reid, permitindo que os visitantes conheçam suas características de perto.

Sobre isso, Bosco da Costa Junior declarou: “O KC-390 Millennium foi projetado para lidar com os cenários operacionais mais exigentes, e acreditamos firmemente que ele pode atender às necessidades atuais das Forças Armadas dos Estados Unidos e seus aliados”, afirmou da Costa Junior. O executivo enfatizou que a plataforma não só oferece recursos de reabastecimento em voo, mas também responde a conceitos modernos como “Agile Combat Employment“.

Atualmente em operação no Brasil, Portugal e Hungria, o KC-390 foi selecionado pela Holanda, Áustria, República Tcheca, Suécia, Eslováquia e Coreia do Sul, consolidando sua posição como a opção preferida de vários membros da OTAN e países aliados.

A apresentação do KC-390 na ARSAG 2025 assume especial relevância após o fim da aliança entre a Embraer e a empresa americana L3Harris, anunciada em outubro de 2024. Essa colaboração, iniciada em setembro de 2022, teve como objetivo desenvolver uma versão do KC-390 equipada com uma lança de reabastecimento em voo, sob o conceito “Agile Tanker“, uma proposta tática voltada para os requisitos específicos da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).

Como Bosco da Costa Jr., CEO da Embraer Defesa e Segurança, explicou na época, a cisão ocorreu devido a uma mudança de prioridades por parte da L3Harris. Apesar do encerramento da parceria, a Embraer pretende posicionar o KC-390 como uma plataforma capaz de atender às necessidades táticas dos Estados Unidos e seus aliados.

*Imagens usadas para fins ilustrativos.-

Você pode estar interessado em: O Exército Brasileiro está testando a nova torre SARC UT30BR2 que será equipada com seus VCBR 6×6 Guarani

La entrada A Embraer demonstrará as capacidades do KC-390 Millennium para as Forças Armadas dos EUA e aliados em Las Vegas aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.