O submarino nuclear Krasnoyarsk da Marinha Russa conduziu novos exercícios de lançamento de mísseis Kalibr no Pacífico

Ontem, o Ministério da Defesa da Rússia anunciou que o submarino nuclear Krasnoyarsk conduziu novos exercícios de lançamento de mísseis Kalibr no Pacífico, durante os quais atingiu com sucesso um alvo costeiro localizado a 1.100 quilômetros de distância, no local de testes de Kura (localizado em Kamchatka). Especificamente, este é um novo marco para a unidade, que foi incorporada em setembro do ano passado ao submarino Imperador Alexander III, que como tal constitui um dos submarinos mais modernos disponíveis para a Marinha Russa.

Expandindo os detalhes, foi relatado que o Krasnoyarsk se aproximou furtivamente da área de lançamento planejada para simular uma operação real, embora o acesso a navios e aeronaves civis tenha sido negado durante o exercício. Com um novo teste bem-sucedido de um míssil Kalibr, caracterizado não apenas por seu longo alcance, mas também por ser um sistema capaz de atingir seu alvo com uma velocidade terminal de Mach 3, o que, embora não seja suficiente para caracterizá-lo como hipersônico, o coloca entre as armas mais difíceis de combater no inventário da Marinha Russa.

Também vale a pena notar que a implantação do mais novo submarino da Frota do Pacífico nesses exercícios não terminou com o lançamento do míssil em questão; participou também de uma segunda fase de combate contra submarinos. De acordo com o que foi dito, a atividade consistiu em simular um submarino inimigo que o Krasnoyarsk deveria localizar e posteriormente neutralizar, o que foi realizado com sucesso de acordo com dados da ogiva do torpedo utilizado no ataque.

Por fim, é importante destacar que os testes realizados também servem para promover a integração da classe Yasen-M como plataforma para a Marinha Russa, que foi selecionada como substituta dos modelos mais antigos das classes Akula e Oscar, da era soviética. São submarinos que possuem duas variantes, sendo o Yasen-M o mais avançado, considerando que foi desenvolvido a partir de uma versão anterior conhecida como Yasen ou Projeto 885. Como parte de seus planos de modernização das capacidades dos submarinos, a Rússia planeja incorporar um total de 12 unidades para as Frotas do Norte e do Pacífico, sendo o Krasnoyarsk o quarto da série.

*Imagens utilizadas para fins ilustrativos

Você pode estar interessado em: A Marinha da Coreia do Norte lançou e revelou o Choe Hyon, seu mais novo contratorpedeiro com capacidade para mísseis balísticos

La entrada O submarino nuclear Krasnoyarsk da Marinha Russa conduziu novos exercícios de lançamento de mísseis Kalibr no Pacífico aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.