Primeira ‘Casa de Semiliberdade’ do Sul de Minas é inaugurada em Lavras; saiba como vai funcionar


Espaço tem capacidade para acolher 20 adolescentes do sexo masculino que estejam cumprindo medidas socioeducativas. 1ª Casa de Semiliberdade para adolescentes do Sul de Minas é inaugurada em Lavras
Foi inaugurada nesta terça-feira (29) em Lavras (MG), a primeira Casa de Semiliberdade do Sul de Minas. O local vai atender adolescentes que estiverem cumprindo medidas socioeducativas determinadas pelo Poder Judiciário.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
A unidade conta com salas para reuniões e estudos, oficinas, biblioteca, espaço multiuso e quartos para receber até 20 adolescentes do sexo masculino. Ela será administrada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase).
De acordo com a Sejusp, o valor investido para a adequação e estruturação do espaço foi de R$ 423 mil reais.
Primeira Casa de Semiliberdade do Sul de Minas é inaugurada em Lavras (MG)
Divulgação: Sejusp/MG
Ainda segundo o órgão, Minas Gerais tem 16 casas de semiliberdade ativas, em parceria com a Organização Social PEMSE (Organização social Polo de Evolução de Medidas Socioeducativas).
Em entrevista à EPTV, afiliada Rede Globo, a superintendente de Gestão Socioeducativa da Sejusp, Ana Luísa Perdigão, explicou sobre o funcionamento da unidade, que acolherá jovens de 12 a 17 anos (veja o vídeo no começo da matéria).
“Como se trata de uma medida de semiliberdade, o adolescente reside na casa, mas tem toda essa interlocução com a comunidade. O adolescente sai para trabalho, para estudo, para cursos profissionalizantes, e aqui dentro ele é atendido por uma equipe multidisciplinar, formada por pedagogo, atendimento jurídico, o psicólogo, o assistente social, que faz todo esse processo de ressocialização e da volta desse adolescente para a sociedade, que esse é nosso maior compromisso”, pontua a superintendente.
Cerimônia de inauguração da Casa de Semiliberdade em Lavras (MG) aconteceu nesta terça-feira (29)
Divulgação: Sejusp/MG
O que é semiliberdade?
A semiliberdade é uma medida socioeducativa aplicada a adolescentes em conflito com a lei, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). É usada quando o jovem comete um ato infracional e precisa cumprir uma punição que combine restrição parcial de liberdade com atividades externas de ressocialização, como estudar ou trabalhar.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.