Câmara de Orleans aprova indicação para instalação de câmeras na frente de banheiros públicos da Praça Celso Ramos

A segurança e a preservação dos espaços públicos estiveram na pauta durante a 14ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans, realizada nesta segunda-feira (28). Um dos destaques da sessão foi a aprovação unânime da Indicação nº 0091/2025, de autoria da vereadora Genaina Coan (PL), que solicita ao Executivo municipal a instalação de câmeras de monitoramento no acesso (porta) dos banheiros públicos da Praça Celso Ramos, no centro da cidade.

A medida visa coibir o consumo de entorpecentes e a depredação do patrimônio público, promovendo mais segurança para os frequentadores da praça, especialmente famílias, idosos e crianças. Genaina destacou que a proposta busca preservar o respeito e o uso adequado do espaço.

“Nós precisamos combater essa pouca vergonha desses atos que estão acontecendo no nosso município”, afirmou a vereadora em entrevista concedida à Rádio Guarujá.

Além da indicação de Genaina, estiveram na pauta da sessão proposições voltadas para melhorias na infraestrutura urbana, revisão salarial de servidoras da saúde, fiscalização de motocicletas com escapamentos adulterados e solicitação de lombadas e sinalizações em vias de diversos bairros.

Outro tema debatido foi a manutenção da audiência pública marcada para o dia 29 de maio, no distrito de Barracão, que discutirá o Projeto de Lei nº 0010/2025, relacionado à nova forma de classificação das folhas de tabaco produzidas no Estado. Apesar do pedido da Câmara para alteração da data, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) negou a solicitação, justificando que a estrutura do evento já está definida e amplamente divulgada.

No decorrer da sessão, também foi lida e registrada a mensagem de veto total ao Projeto de Lei nº 07/2025, que tratava da triagem precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas unidades de saúde e centros de educação infantil. O Executivo alegou vício de iniciativa e inconsistências técnicas, além de destacar que ações similares já são realizadas por meio de parceria com a APAE e a rede municipal de saúde.

A noite ainda reservou espaço para homenagens aos atletas Miguel de Souza Bianco, campeão na categoria 33 kg amador sem caneleira, e Beatriz de Souza Bianco, campeã na categoria 52 kg amador. Ambos foram reconhecidos pelo Legislativo por suas conquistas no esporte amador, levando o nome de Orleans para o topo do pódio.

Alguns projetos de lei também foram analisados, incluindo a doação de um veículo ao Corpo de Bombeiros Militar de SC e o reconhecimento de dívidas oriundas de contratos locatícios vencidos.

0

0

Adicionar aos favoritos o Link permanente.