Veja os cuidados essenciais para a pele do idoso

As doenças de pele acometem cerca de 50% das pessoas e, na faixa etária idosa, esse índice é ainda maior. No total, existem mais de 3.000 enfermidades que podem causar alterações como ressecamento, prurido, calosidades, vesículas, bolhas, úlceras, dor e incapacidades físicas. Nesse sentido, a idade age como um fator de risco, de modo que as patologias tornam-se mais comuns com o avançar dos anos. A seguir, confira alguns cuidados essenciais para a pele do idoso segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Cuidados com a pele do idoso
Freepik.com

Pele frágil e seca

Devido a diminuição da produção de suor e óleo pelas glândulas, a pele do idoso sofre ressecamento. Os braços e as pernas são as zonas mais secas. Além de causarem incômodo pelo aspecto áspero e envelhecido, podem resultar em prurido persistente e gerar alergias (dermatites). Para evitar esses problemas, os dermatologistas recomendam:

  • Evitar banhos quentes e demorados (máximo de 5 minutos);
  • Usar sabonetes suaves ou neutros (glicerinados);
  • Ingerir água com frequência;
  • Hidratar, diariamente, a pele do corpo, principalmente os braços e pernas com cremes ou loções sem fragrâncias.

Varizes, eczemas e úlceras nas pernas

Conforme envelhecemos, é natural as varizes se tornarem um problema comum. Isso também ocorre pois, com o passar do tempo, a tendência é que os idosos se tornem pessoas menos ativas, assim como o surgimento de outras condições médicas que podem provocar sobrecarga das veias. Nesse sentido, as recomendações são:

  • Fazer exercícios aeróbicos diariamente (caminhadas, por exemplo, são excelentes para a circulação das pernas);
  • Se houver varizes, avaliar junto ao médico se há necessidade de utilizar meias de compressão;
  • Evitar permanecer em pé ou sentado com as pernas para baixo por períodos longos (deve-se alternar com uma breve caminhada a cada hora e/ou elevar os membros, por exemplo).

Siga a Like Magazine no Instagram

Cuidados com os pés

As micoses superficiais (pele e unhas) na terceira idade são comuns e representam, no Brasil a terceira queixa mais vista nos consultórios (SBD). Elas são causadas por fungos, microrganismos existentes na terra e pele de animais e humanos. Além disso, três condições são bastante favoráveis para o seu crescimento: calor, umidade e falta de luz. Para a pele dos pés, os dermatologistas indicam:

  • Evitar o uso de sapatos apertados ou sandálias que comprimam os dedos;
  • Lavar os pés diariamente com sabonete, esfregando as áreas mais abafadas como o vão entre os dedos;
  • Secar os pés logo após o banho;
  • Se houver calos na região plantar, avaliar a necessidade de colocar uma palmilha de silicone no calçado ou tênis (ajudam no alívio da dor).

Se você gostou do artigo, assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos em seu e-mail.

O post Veja os cuidados essenciais para a pele do idoso apareceu primeiro em Like Magazine.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.