F/A-18C/D dos Fuzileiros Navais dos EUA afundarão antiga corveta da Marinha das Filipinas no Mar do Sul da China

No âmbito do exercício combinado Balikatan 25, caças F/A-18C/D Hornet dos Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, pertencentes ao Marine Fighter Attack Squadron 323, realizarão o afundamento de uma antiga corveta da Marinha das Filipinas no Mar do Sul da China. A embarcação foi construída durante a Segunda Guerra Mundial e está fora de serviço desde 2021. De acordo com informações oficiais, o evento será denominado Maritime Strike e, além dos elementos mencionados do USMC, contará com a participação de unidades das Forças de Defesa da Austrália e das Forças Armadas das Filipinas.

Vale destacar que os caças F/A-18 Hornet do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA que participarão da atividade participaram recentemente do exercício Cope Thunder 2025. Organizado pelas Forças Aéreas dos Estados Unidos e das Filipinas, o exercício teve como principal objetivo aprofundar a cooperação logística e o treinamento de combate aéreo, sendo esta a primeira vez que aeronaves do USMC participaram da atividade, que ocorre anualmente. Destaca-se ainda que os F/A-18 atuaram em conjunto com caças F-16 pertencentes a unidades da Força Aérea dos EUA destacadas no Pacífico, tendo como base a Base Aérea de Clark durante o exercício.

Quanto ao número de aeronaves envolvidas no Balikatan 25, o site especializado USNI News informou que as forças envolvidas não divulgaram maiores detalhes, mas é possível estimar que cerca de oito caças F/A-18 tenham sido destacados para a região. Essa estimativa baseia-se nas imagens divulgadas do exercício Cope Thunder mencionado anteriormente, nas quais também se observou a presença de ao menos doze caças F-16 da Força Aérea dos EUA — número confirmado pelo general David W. Allvin, atual Chefe do Estado-Maior da Força Aérea.

Por outro lado, revisando brevemente o histórico recente dos exercícios Balikatan, é possível encontrar precedentes úteis relacionados a treinamentos de ataque marítimo e afundamentos similares ao descrito. Por exemplo, em 2023, forças dos EUA e das Filipinas também conduziram ataques contra a antiga corveta Pangasinan (transferida para Manila em 1948), envolvendo não apenas unidades aéreas, mas também artilharia costeira. Já em 2024, o exercício SINKEX destacou-se por marcar a primeira vez que a Marinha das Filipinas utilizou um míssil antinavio no lugar das habituais bombas guiadas a laser, tendo como alvo um petroleiro de fabricação chinesa.

Por fim, fazendo referência ao navio escolhido para o exercício deste ano, trata-se do BRP Miguel Malvar (PS-19), embarcação construída em 1944 e originalmente nomeada USS Brattleboro (PCE(R)-852). Após servir na Marinha da República do Vietnã, a embarcação foi transferida para as Filipinas após a queda de Saigon (então capital do Vietnã do Sul) em 1975, nas mãos das forças da Frente Nacional de Libertação do Vietnã e das Forças Armadas da República Democrática do Vietnã. A corveta serviu na Marinha das Filipinas até 2021.

Imagens meramente ilustrativas

La entrada F/A-18C/D dos Fuzileiros Navais dos EUA afundarão antiga corveta da Marinha das Filipinas no Mar do Sul da China aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.