Pela primeira vez, um C-17 da Força Aérea dos EUA é reabastecido em voo por um KDC-10B comercial da empresa Omega

No dia 10 de abril, a Força Aérea dos EUA (USAF) informou ter alcançado um novo marco ao conseguir que uma de suas aeronaves C-17 Globemaster III fosse reabastecida em voo por um KDC-10B comercial da empresa Omega, ampliando o leque de aeronaves que receberam este tipo de apoio para complementar o trabalho da exigida frota de aviões de reabastecimento operada pela instituição. Conforme informado oficialmente, tratou-se de um voo de treinamento que envolveu elementos do 62º Esquadrão de Apoio às Operações e do 8º Esquadrão de Transporte Aéreo, ambos operando a partir da Base Conjunta Lewis-McChord, no estado de Washington.

Sobre o assunto, pronunciou-se o major Ryan Vigil, que atualmente atua como diretor de treinamento do 62º Esquadrão de Apoio às Operações, afirmando: “O 62º AW tem acesso limitado ao treinamento de reabastecimento em voo, o que pode afetar a experiência dos nossos pilotos.” Acrescentando posteriormente: “O treinamento (Nota do Editor: com as aeronaves da Omega) é muito semelhante ao que experimentamos com o KC-10 e o KC-46.”

Vale destacar que o uso das aeronaves KDC-10B da Omega oferece capacidades ainda mais avançadas do que as observadas nos mencionados KC-10 e KC-46, considerando que estão equipadas com um sistema avançado de sensores ópticos para reabastecimento, substituindo o operador anteriormente necessário para controlar o sistema tradicional de lança. Esta questão é relevante, considerando que o sistema é similar ao instalado nas aeronaves KC-46 Pegasus, uma peça-chave na renovação das plataformas de reabastecimento da Força Aérea dos EUA.

Relembrando brevemente as características técnicas conhecidas dos KDC-10 utilizados pela Omega, trata-se de uma aeronave capaz de transportar até 160.000 kg de combustível para missões de reabastecimento, armazenados principalmente nos tanques sob o piso de carga e no compartimento de carga inferior dianteiro, além da seção central da asa. Dependendo dos requisitos da missão, o avião também é capaz de transportar até 75 pessoas e cerca de 77.000 kg de carga a uma distância de até 7.000 quilômetros sem necessidade de reabastecimento.

Resgatando o que foi mencionado inicialmente sobre as aeronaves da instituição que receberam apoio das plataformas da Omega, é importante também destacar que, em novembro de 2023, a Força Aérea dos EUA utilizou um KDC-10 da empresa para reabastecer seus caças F-15, F-16 e F-22 sobre o Pacífico. Além disso, como reportamos em abril de 2024, a força conseguiu reabastecer um de seus bombardeiros B-52H Stratofortress também com um KDC-10 da Omega, em um voo da Base Aérea de Osan (na Coreia do Sul) até a Base Aérea de Guam. Esses casos refletem a intenção da USAF de seguir o caminho que outras forças dos EUA — como a Marinha e o Corpo de Fuzileiros Navais — trilharam há mais de duas décadas com o uso de plataformas comerciais de reabastecimento.

Você pode se interessar: Lockheed Martin equipará os caças F-22 e F-35 da Força Aérea dos EUA com tecnologias originadas do programa NGAD

La entrada Pela primeira vez, um C-17 da Força Aérea dos EUA é reabastecido em voo por um KDC-10B comercial da empresa Omega aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.