Apagão na Europa seria ataque; vários países estão sem energia

Ataque à soberania europeia. É o que considera a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, sobre o apagão que afeta Portugal e Espanha, nesta segunda-feira (28). A autoridade local prometeu responder ao possível ataque cibernético com “unidade, força e resiliência”.

Vários serviços foram interrompidos pela falta de luz, entre eles aeroportos, estações de trem e metrô. Há relatos de trânsito caótico, por causa dos engarrafamentos causados pela falta de semáforos. O possível ciberataque começou por volta das 12h do horário local – 7h de Brasília.

O apagão deixou vários países europeus às escuras. António Leitão Amaro, ministro da Presidência de Portugal, em declarações ao site Renascença, disse de forma preliminar que o problema é europeu e tudo aponta para que a origem tenha a ver com questões técnicas.

Leia também

  • Vários serviços foram interrompidos pela falta de luz

    Apagão deixa Portugal no escuro e paralisa serviços

“É um problema generalizado na Europa”, frisou o ministro da Presidência. Ainda segundo Leitão Amaro, o ponto de origem teria sido na Espanha.

Em Portugal, a prioridade do Governo é retomar o mais rápido possível o normal funcionamento de todos os serviços críticos, como hospitais que estarão recorrendo a geradores de emergência para continuar a atender os pacientes.

Na Espanha, segundo o El Mundo, a Red Elétrica, operadora espanhola responsável pelo abastecimento, ativou os planos de emergência de reposição de energia. O jornal espanhol informa que o apagão também afetou a França, e que o Instituto Nacional de Cibersegurança está averiguando o possível ciberataque.

Já a E-Redes explicou que a rede elétrica europeia sofreu uma avaria e, por isso, a REN (Redes Energéticas Nacionais) teve de optar por fazer cortes de energia sequenciais. Usuários de determinadas operadores também não estão conseguindo utilizar os seus celulares.

Os governos espanhol e português estão investigando a causa do apagão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.