Airbus assina acordo definitivo com a Spirit AeroSystems

Airbus Spirit AeroSystems

A Airbus firmou um acordo definitivo com a Spirit AeroSystems para a aquisição de ativos industriais dedicados aos seus programas de aeronaves comerciais.

Como parte deste acordo, a Airbus assumirá a propriedade dos seguintes ativos da Spirit AeroSystems:

  • a unidade de Kinston, Carolina do Norte, EUA (seções da fuselagem do A350);
  • a unidade de St. Nazaire, França (seções da fuselagem do A350);
  • a unidade de Casablanca, Marrocos (componentes do A321 e A220);
  • a produção dos pilones do A220 em Wichita, Kansas, EUA;
  • a produção das asas do A220 em Belfast, Irlanda do Norte; e
  • a produção da fuselagem central do A220 em Belfast, Irlanda do Norte, a menos que a Spirit AeroSystems identifique um comprador adequado para a parte da unidade onde essas atividades estão localizadas. A Airbus também adquirirá a produção de componentes de asas para o A320 e o A350 em Prestwick, Escócia. A Spirit AeroSystems pretende vender a unidade de Subang, na Malásia, para um terceiro proprietário.

O valor da compensação foi ajustado para refletir este perímetro de transação revisado, em linha com as disposições do acordo vinculativo anunciado em 1º de julho de 2024. A Airbus será compensada com o pagamento de US$ 439 milhões da Spirit AeroSystems, sujeito a certos ajustes no fechamento.

As condições e o impacto financeiro deste acordo estão em linha com as estimativas preliminares de EBIT Ajustado e Fluxo de Caixa Livre antes do Financiamento do Cliente, incluídas na projeção da Airbus para 2025, emitida em 20 de fevereiro de 2025.

Com esta operação, a Airbus visa garantir a estabilidade do fornecimento para seus programas de aeronaves comerciais por meio de uma abordagem mais sustentável, tanto operacional quanto financeiramente, para os principais pacotes de trabalho da Airbus.

O fechamento da transação e a transferência oficial das operações estão previstos para o terceiro trimestre de 2025, sujeitos às aprovações regulatórias e outras aprovações habituais.

A Airbus também celebrou um memorando de acordo com a Spirit AeroSystems, segundo o qual a Airbus concordou em, entre outras coisas, fornecer à Spirit AeroSystems linhas de crédito sem juros no valor total de US$ 200 milhões, que serão utilizadas pela Spirit AeroSystems para apoiar os programas da Airbus.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.