O novo sistema de energia dirigida por radiofrequência contra drones do Exército Britânico é submetido a novos testes

No dia 17 de abril, a agência governamental Defence Equipment & Support (DE&S) informou que o Exército Britânico submeteu a novos testes seu novo sistema de energia dirigida por radiofrequência, o RF DEW, que está a caminho de se tornar um novo elemento das redes de defesa contra drones. Segundo relatado, os testes ficaram a cargo de militares do 106.º Regimento Real de Artilharia, que conseguiram demonstrar a capacidade do sistema ao neutralizar dois enxames de drones em um único confronto.

Falando sobre as qualidades do sistema, o sargento Mayers — o primeiro soldado britânico a usar essa tecnologia para realizar abates — declarou: “O RF DEW é um conceito empolgante (…) Achamos que o demonstrador é fácil de aprender e usar. Com melhorias no alcance e na potência, que podem vir com um maior desenvolvimento, será um grande ativo para a defesa aérea em camadas.”

Aprofundando no chamado “Projeto Ealing”, trata-se de um desenvolvimento conduzido por uma equipe conjunta da DE&S e do Laboratório de Ciência e Tecnologia de Defesa do Reino Unido. O demonstrador do novo RF DEW foi construído pela empresa Thales, por meio de sua filial britânica, com o principal objetivo de apresentar uma arma capaz de interferir ou danificar os sistemas eletrônicos de drones inimigos, fazendo com que colidam ou se tornem incapazes de cumprir suas missões.

Sabe-se ainda que os testes realizados no campo de defesa aérea de Manorbier (localizado no País de Gales) envolveram mais de 100 drones, todos neutralizados pelo RF DEW, o que demonstra sua capacidade de enfrentar múltiplos alvos simultaneamente. Considerando que seu custo operacional é estimado em menos de uma libra esterlina por disparo, trata-se de uma solução muito mais custo-efetiva do que as alternativas atuais baseadas em mísseis ou munições — um dos principais motivos para o desenvolvimento dessa tecnologia. Em termos de alcance, os relatórios indicam que a arma é eficaz contra alvos situados a até 1 quilômetro de distância, prevendo-se seu uso complementar com outros elementos de guerra eletrônica para defesa de curto alcance.

Por fim, vale lembrar que este não é o único desenvolvimento que o Reino Unido está promovendo para fortalecer suas capacidades de defesa contra drones. Destaca-se também o sistema conhecido como DragonFire. Com uma incorporação prevista para 2027, o Ministério da Defesa britânico já trabalha na seleção de navios que receberão o armamento avançado desenvolvido por um consórcio liderado pela MBDA, prevendo-se que ele venha a compor o armamento antiaéreo da frota de destruidores Tipo 45 em um futuro próximo.

Imagens utilizadas apenas para fins ilustrativos.

Pode lhe interessar: Uma das antigas fragatas Tipo 23 da Real Marinha Britânica foi vendida para a Turquia para seu desmantelamento e reciclagem

La entrada O novo sistema de energia dirigida por radiofrequência contra drones do Exército Britânico é submetido a novos testes aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.