Saiba porque o teto é considerado o quinto elemento da decoração

Por muito tempo, o teto foi ignorado ou simplesmente pintado da forma mais comum e clássica: de branco. Mas, as tendências do design de interiores evoluem, e hoje, essa parte do ambiente vem ganhando destaque como o quinto elemento da decoração. Atualmente, o teto é visto como uma superfície cheia de potencial criativo e expressivo. Nesse sentido, decorá-lo pode transformar completamente a percepção de um ambiente, criando a sensação de aconchego, surpresa e até amplitude.

Já conhece o podcast da Like Magazine? Oula no Spotify.

Por que o teto é o quinto elemento?

Segundo especialistas da área de interiores, em um ambiente há quatro elementos que se destacam como os tradicionais da decoração: piso, paredes, móveis e iluminação.

Piso – Define a base visual do espaço, e influencia no estilo da decoração e até na sensação térmica.

Paredes – Funcionam como moldura para o ambiente, podendo receber cor, textura, arte e revestimentos, separados ou em uma mistura de criatividade.

Mobiliário – Os móveis são parte fundamental em qualquer espaço, podendo ser itens funcionais e, ao mesmo tempo, agregar valor estético. A escolha de cada peça traz mais personalidade ao ambiente.

Iluminação – Com escolhas assertivas, é possível destacar volumes, criar atmosfera mais fria ou acolhedora, por exemplo, e além disso, é uma forma de valorizar cada detalhe da composição.

  • Newsletter: Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine

Destaque para o teto

O teto, então, entra nessa lista como o quinto elemento, completando o décor com intenção. Pode alongar a paleta de cores, com pintura ou papel de parede nos mesmos tons ou estampas. Também pode destacar a arquitetura, com sancas em gesso, boiseries ou molduras. Dependendo da composição, o teto valoriza a iluminação. Assim, as alternativas para isso são as luminárias pendentes, trilhos ou LED embutido. O teto ainda tem a capacidade de criar efeitos visuais, como a sensação de profundidade ou altura.

Se você tem dúvidas quanto a compor um teto diferente, em ambientes pequenos ou com pé-direito alto, o teto decorado ajuda a equilibrar as proporções. Já em espaços maiores, ele pode se tornar o ponto focal.

Em @likemagazinebr, você confere muitas outras tendências e novidades.

O post Saiba porque o teto é considerado o quinto elemento da decoração apareceu primeiro em Like Magazine.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.