O que muda quando o cabelo fica branco?

A decisão de não tingir os fios grisalhos tem crescido entre as mulheres. Com essa transformação, surgem demandas específicas que precisam ser praticadas e extrapolam a estética. Isso porque além de perder a cor, o cabelo branco passa por mudanças na estrutura e exige rotinas diferentes.

  • Siga @likemagazinebr para mais dicas de decoração, moda e beleza!

Por que o cabelo fica branco?

O embranquecimento do fio, conhecido como canície, está relacionado à diminuição progressiva da atividade dos melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina. Quem explica isso é a médica dermatologista e especialista em tricologia, Vitória Tomaz.

“Além da perda de cor, há mudanças significativas na estrutura da fibra e os fios se tornam mais finos, porosos, rígidos e suscetíveis à quebra”, explica. Entre os motivos para essas alterações, estão a alteração na composição lipídica da fibra e a redução da produção natural de sebo, o que compromete a lubrificação e a elasticidade capilar.

  • Newsletter: cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine!

Sem melanina, as barreiras protetoras também são comprometidas. “A melanina atua como um fotoprotetor natural, conferindo resistência à radiação ultravioleta e estabilidade estrutural. Sem ela, o fio se torna mais vulnerável à oxidação, o que resulta em opacidade, rigidez e maior tendência ao ressecamento e fratura”, contextualiza.

Na prática, isso significa, por exemplo, que o cabelo branco é naturalmente mais ressecado, opaco e quebradiço. Por isso, elaborar uma rotina de cuidados focada na reconstrução e na nutrição da fibra capilar é fundamental. A médica reitera, ainda, a necessidade de rótulos voltados ao fortalecimento da raiz e à proteção contra agressões externas, como a radiação solar, que pode causar amarelamento.

  • Entre na comunidade da Like Magazine no WhatsApp!
Mulher negra com cabelo médio, crespo e grisalho
@wladiagoes
  • Quer seguir com a Like Magazine? Então, ouça o nosso podcast no Spotify!

O que não fazer?

A médica tricologista sugere evitar agentes agressivos capazes de acentuar o dano pré-existente. A lista inclui colorações permanentes com amônia, shampoos com sulfatos fortes e ferramentas térmicas sem proteção adequada, por exemplo. Além disso, fuja de soluções que prometam limpeza profunda.

“O uso frequente de calor e químicos agressivos agrava ainda mais o ressecamento e a quebra. O ideal é adotar fórmulas suaves e estratégias menos invasivas para cuidar e tonalizar os fios brancos”, indica.

Para quem deseja tingir os fios, a indicação, então, é apostar em fórmulas tonalizantes que detenham ingredientes naturais e benéficos à fibra capilar — a especialista recomenda a linha Antigrisalho, da Tío Nacho.

O post O que muda quando o cabelo fica branco? apareceu primeiro em Like Magazine.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.